O projeto Ilumina Suzano realizou 1.193 atendimentos em julho deste ano. A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, responsável pela iniciativa, destacou que foi realizado uma média de 38 ações por dia. O projeto promove o conserto e a substituição de materiais em até 72 horas após a solicitação oficial feita pelo próprio munícipe. 

De acordo com a Secretaria, os bairros Cidade Miguel Badra (64), Cidade Boa Vista (42), Jardim Santa Maria (36), Centro (36) e Estância Angelina (34) foram os que registraram o maior número de procedimentos realizados no período. Considerando os materiais utilizados para manutenção da iluminação pública da cidade, os técnicos trocaram 817 lâmpada, 499 reatores e 1.870 metros de cabos. Além disso, foram substituídos 436 relés, 39 bases para relés, 254 conectores, uma chave magnética 100ª e seis isoladores roldana.

O atendimento remoto promovido pela administração municipal ocorre por meio do aplicativo para celular, que pode ser acessado em aparelhos de sistema Android, via Google Play Store (http://bit.ly/IluminaSuzanoApp) e iOS, na App Store (http://bit.ly/IluminaSuzApple), ou pelo telefone 0800-779-3310. 

As atividades envolvem a correção na estrutura afetada, que podem contemplar lâmpadas, reatores, cabos, relés, conectores, isoladores e disjuntores. A Prefeitura explica que os trabalhos são definidos por visitas e pontos específicos de iluminação, assim, uma única ação pode compreender reparos em múltiplas partes do sistema de apenas um poste de luz, para detectar o mau funcionamento ou atuar preventivamente em prol do bem-estar e da segurança dos moradores. 

O secretário Samuel Oliveira explicou que a atuação da pasta com o projeto aumenta a segurança nos bairros e que a iniciativa da população de comunicar sobre problemas na iluminação auxilia na eficiência do trabalho realizado. “É muito importante que o munícipe nos avise quando houver problema na lâmpada de algum poste para que possamos, com a rápida ação dos nossos técnicos, resolver o problema de forma mais ágil. A iluminação é segurança para todos”, finalizou.

*Texto supervisionado pelo editor.