As obras da nova sede da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã da cidade de Suzano, no Jardim Miriam, estão 75% concluídas. Segundo a Prefeitura de Suzano, a previsão é que os trabalhos terminem em novembro. O equipamento abrigará a base da Guarda Civil Municipal (GCM), e as equipes da Defesa Civil e do setor administrativo. O investimento para as obras é de cerca de R$ 1,2 milhões. 

De acordo com a administração municipal, a sede da pasta agora passa por ações relacionadas à readequação da ligação de esgoto e água fria, acabamentos, rampas de acesso e arremates. No novo prédio, já foram executados serviços de pintura interna e externa, intervenções na parte hidráulica, colocação do piso e instalação dos vidros e dos equipamentos.

Está prevista para a etapa final atividades relacionadas ao reservatório de água, reforma da quadra, conclusão dos acabamentos e das instalações hidráulicas, colocação dos portões externos, instalação do mobiliário e também a aplicação da identidade visual do local. Ao todo, a Prefeitura destinou R$ 1.252.448,34 para as obras, que estão sendo executadas pela empresa Brasercom Serviços Ltda. 

A nova sede receberá o comando da GCM, seu subcomando, a corregedoria administrativa e agentes de todos os grupamentos, como Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo), Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), Patrulha Maria da Penha, Canil, Força Patrulha e Comando Força Patrulha. Ao todo, 120 agentes ficarão na unidade, incluindo as equipes da Defesa Civil e do setor administrativo. 

A unidade, segundo a prefeitura, está em um ponto estratégico para deslocamento das viaturas, situada nas proximidades da rua Dr. Prudente de Moraes (SP-66), com acesso rápido às regiões central, norte e sul e a poucos minutos dos viadutos Ryu Mizuno e Leon Feffer.

O equipamento se integrará à composição da secretaria, que também conta com as bases operacionais da GCM no Jardim Casa Branca (estrada dos Fernandes, 2.590) e Jardim Boa Vista (avenida Katsutoshi Naito, 957 – Sesc); além da base central, situada na rua Alfredo Batista Pizzolato, 599, na Vila Figueira, outra unidade no Parque Max Feffer, na avenida Senador Roberto Simonsen, 90, no Jardim Imperador; e a Base de Segurança Integrada (BSI) da Praça João Pessoa, no centro da cidade.

Ainda segundo a administração municipal, a nova sede, assim como ocorre com as bases, seguirá prestando os atendimentos por meio do canal de denúncias 153, trabalhando com o suporte da Central de Segurança Integrada (CSI) Lubnan Mohamed Ghazal, que conta com 79 câmeras de segurança nas vias públicas, aliadas às 39 do programa Detecta do Estado de São Paulo, além das 1.250 câmeras e 162 botões do pânico instalados nas escolas e creches da cidade.

*Texto supervisionado pelo editor.