A Prefeitura de Mogi das Cruzes confirmou nesta segunda-feira (26) a morte de um menino de dois anos por meningite. Ele era aluno da EIM João Gualberto Mafra Machado, em Jundiapeba. Através da Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura lamentou o ocorrido.  

“Considerando a etiologia do agente, o Departamento de Vigilância em Saúde através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, realizou o protocolo de quimioprofilaxia em crianças e adultos contactantes do caso, realizou orientação aos funcionários e direção da unidade escolar, bem como aos pais e responsáveis de seus alunos”, informou a pasta em nota. 

De acordo com a prefeitura, foi realizada, ainda, a inspeção sanitária através da Divisão de Vigilância Sanitária, atrelada ao mesmo Departamento, a fim de dirimir qualquer risco de ocorrência de doenças/agravos. 

Estado 

Uma das formas de prevenção à doença é a vacinação. A vacina, segundo o Governo do Estado, faz parte da rotina de imunização das crianças com menos de 1 ano de idade, que recebem duas doses, aos três e cinco meses de idade e um reforço, preferencialmente aos 12 meses. O intervalo recomendado de 8 semanas entre as doses iniciais nunca deve ser menor que 4 semanas. Atualmente, há também uma recomendação para a vacinação com Meningocócica C Conjugada em crianças com menos de 10 anos e profissionais da saúde. Nos bebês, a meningite causa extremo desconforto, dores e inchaço na moleira.

Entre junho e julho, a Secretaria de Estado da Saúde ampliou a vacinação contra meningite C para adolescentes de 15 a 19 anos, professores e outros trabalhadores da educação das redes pública e particular de São Paulo. 

Meningite  

A meningite C é uma infecção bacteriana que causa inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a coluna espinhal e é mais comum nos meses frios do inverno. Os sintomas em casos leves são semelhantes aos da gripe, com dores de cabeça e febre presentes, mas também apresentando rigidez na região da nuca. Casos mais graves podem apresentar também mal-estar, vômitos, dificuldade para encostar o queixo no peito e dor forte no pescoço. 

Manchas avermelhadas pelo corpo são sinais de que a infecção está se espelhando rapidamente e que o paciente deve buscar imediatamente assistência médica. Todos os casos de meningite bacteriana exigem tratamento hospitalar, mesmo os que apresentam sintomas leves.