Julho registrou o maior número de intervenções nos pontos de sinalização da cidade de Suzano deste ano, com 384 melhorias. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana da cidade, os serviços abrangem ações ligadas à sinalização horizontal e vertical. Ao longo do ano, o número de melhorias vem crescendo, com 327 melhorias em junho, 302 em maio, 204 em abril, 273 em março, 218 em fevereiro e 140 em janeiro. 

De acordo com a pasta, em julho, foram feitas ações ligadas à sinalização horizontal, incluindo reparos em 41 lombadas, revitalização de 58 faixas de pedestre e reforço em 14 áreas de acessibilidade, assim como os serviços relacionados à sinalização vertical, que promoveram a substituição de 196 placas de trânsito e 75 placas toponímicas, para identificação de nomes de ruas e praças.

No período, as equipes implantaram 41 placas toponímicas em dez ruas do Jardim Europa, na região norte da cidade. São elas: Alexandre Kurman, André Luiz Ribeiro, Hilda Maria Jerônimo Rossi, Joana Pereira da Silva, Luiz Carlos Talarico, Manoel dos Reis, Maria Amália Bianchi do Nascimento, Roberto Ferreira Ribas e Rosalina Motta Melo, além da estrada Takashi Kobata.

Também em julho, a Secretaria alcançou 41 vias de 21 bairros com a Operação Tapa-Buraco. A Vila Monte Sion recebeu o serviço em oito pontos, de acordo com a pasta, incluindo as ruas José Tanoeiro, José Roberto Tostes, Júlio Cesar Rodrigues Nogueira, Adão Rubens, Neide Matias, Sônia de Melo Batista, Doutor Mário de São Tiago e Sebastião Molinari.

O balanço de atividades do primeiro semestre deste ano, segundo a administração municipal, contabiliza melhorias em 1.464 pontos de sinalização, incluindo reparos em 191 lombadas, revitalização de 493 faixas de pedestre, instalação de 741 placas de trânsito e colocação de oito placas toponímicas, além do reforço na pintura de 31 locais de acessibilidade. Paralelamente a essas atividades, houve intervenções em cem abrigos de pontos de parada de ônibus.

Claudinei Galo, secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, destacou que o trabalho relacionado à sinalização e à Operação Tapa-Buraco preservam a segurança no trânsito. “Buscamos manter as condições ideiais do tráfego, mantendo as placas com a visualização adequada e o reforço da pintura no solo. Neste mês de julho, especificamente, fizemos um trabalho intenso para trocar 196 placas de trânsito e 75 toponímicas, garantindo esse número recorde no ano”, ressaltou.


 *Texto supervisionado pelo editor.