A Prefeitura de Itaquaquecetuba confirmou nesta sexta-feira (23) a morte de uma jovem de 18 anos como a sétima vítima fatal de dengue na cidade em 2024.  Segundo o Painel de Monitoramento da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika, do Governo do Estado, a região contabiliza 44 mortes desde o início do ano. De acordo com o levantamento da reportagem do Mogi News/Dat, há uma tendência de aumento de óbitos pela doença. O número divulgado na matéria publicada na semana passada, com base no Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, era de 39 mortes.

Além da jovem, a Secretaria Municipal de Saúde de Itaquá informou que outras duas vítimas fatais foram confirmadas recentemente: dois homens, de 45 e 76 anos, ambos com comorbidades.

Mogi das Cruzes lidera o ranking de mortes por dengue na região em 2024, com 16 óbitos. Suzano aparece em segundo lugar, com 10 óbitos pela doença, seguido por Itaquaquecetuba, com 7. Na região, apenas Arujá e Salesópolis não registraram mortes neste ano. 

Prevenção

As recomendações para evitar a doença são: 

  • Elimine focos de acúmulo de água: Recipientes como pneus, vasos de plantas, garrafas e caixas d'água devem ser removidos ou tratados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
  • Mantenha os ambientes limpos: Quintais e áreas ao redor da casa devem ser mantidos livres de lixo e materiais que possam acumular água.
  • Use repelentes: Aplique repelentes na pele exposta e em roupas para se proteger das picadas de mosquito.
  • Cubra reservatórios de água: Caixas d'água e outros reservatórios devem estar sempre bem tampados.
  • Faça monitoramento regular: Inspecione sua casa e arredores frequentemente para identificar e eliminar possíveis criadouros de mosquitos.