Escolas estaduais das cidades de Mogi das Cruzes, Poá, Itaquaquecetuba, Guararema, Ferraz de Vasconcelos e Biritiba Mirim estão participando da consulta pública para adesão do programa escolas cívico-militares. A consulta começou na última quinta-feira (01) e vai até o dia 15 de agosto. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o projeto está sendo coordenado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), a previsão é de que as 45 escolas que serão selecionadas sejam definidas até o final de agosto. Das 15 escolas participantes da região, 9 são de Mogi, 2 de Poá, e o restante das cidades conta com uma cada. 

Segundo Governo do Estado de São Paulo, o voto será registrado por meio da Secretaria Escolar Digital (SED), no link https://sed.educacao.sp.gov.br/. Também serão realizadas outras duas rodadas para unidades que não atingirem a quantidade de votos válidos. A segunda consulta será realizada entre os dias 20 e 22 de agosto, e caso haja necessidade, uma terceira rodada acontece entre 27 e 29 de agosto.

A intenção da consulta pública é ouvir a comunidade escolar para aprovação e aplicação do projeto na escola. Deverão responder à consulta: mães, pais ou responsáveis pelos alunos menores de 16 anos de idade, estudantes a partir de 16 anos, ou familiares em caso de abstenção de alunos dessa faixa etária (será válido apenas um voto por família), professores e outros profissionais da equipe escolar. 

Ainda segundo o Governo do Estado de São Paulo, 300 unidades escolares manifestaram interesse em aderir ao programa, entretanto, apenas 45 serão selecionadas. Durante a consulta pública, se mais do que 45 unidades tiverem a quantidade de votos exigida, serão adotados critérios de desempate para a seleção das unidades. A expectativa da Educação de São Paulo é iniciar o projeto em 2025, permitindo acompanhamento do modelo e a avaliação da possibilidade de ampliação nos próximos anos. 

O programa prevê policiais militares da reserva atuando na disciplina e no civismo, e os profissionais de educação atuarão na parte pedagógica. As escolas que adotarem o modelo cívico-militar seguirão o Currículo Paulista, organizado pela Secretaria da Educação. A contratação e a formação de professores também não mudam, seguem o mesmo processo realizado nas unidades de ensino de outras modalidades. 

 Escolas participantes: 

Biritiba-Mirim: 

Escola Estadual Professor Adhemar Bolina

Ferraz de Vasconcelos: 

Escola Estadual Profa. Landia Santos Batista

Guararema: 

Escola Estadual Emília Leite Martins

Itaquaquecetuba: 

Escola Estadual Amalia Maria dos Santos

Mogi das Cruzes: 

Escola Estadual Aprígio de Oliveira

Escola Estadual Prof. Francisco de Souza Mello

Escola Estadual Vereador Narciso Yague Guimarães

Escola Estadual Thimoteo Van Den Broeck Frei 

Escola Estadual Professor Cláudio Abrahão

Escola Estadual Professora Vania Aparecida Cassará

Escola Estadual Professor Ilson Gomes

Escola Estadual Euryclides de Jesus Zerbini 

Escola Estadual Prof. José Sanches Josende

Poá: 

Escola Estadual Simon Switzar Padre 

Escola Estadual Margarida de Camillis


*Texto supervisionado pelo editor. 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98.