O espetáculo "QUE FIM LEVOU CARLOTINHA?" será apresentado no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, na próxima sexta-feira (09), às 18h30. A peça é um solo com três personagens, interpretado por Arnaldo D'Ávila. Uma divertida comédia que provoca reflexões sobre o amor, etarismo, solidão e Alzheimer. As personagens surpreendem os espectadores constantemente com questionamentos e um suspense proposital que instiga o público, através de situações absurdas. Os ingressos são gratuitos.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Em cena, uma senhora, supostamente sequestrada, aguarda o homem que a raptou voltar do mercado com amêndoas, para que ela lhe prepare um bolo, já é tarde da noite, não tem mais metrô e ela está assustada. Enquanto isso, conversa com um gato de porcelana. O texto flerta com a comédia e o teatro absurdo. 

A diretora Cida Almeida é especialista na preparação de atores através das Máscaras Teatrais, com ênfase na Linguagem do Clown, se sentiu muito à vontade para conduzir a encenação, principalmente na cena do gato Ferdinando, onde pode aplicar suas técnicas. Mesmo nas personagens que não usam máscaras, a direção buscou aproximar as interpretações da linguagem clownesca com as técnicas de palhaçaria e da menor máscara de todas, que é o nariz de palhaço. 

“Que fim levou Carlotinha?” é uma comédia que não foi feita para gargalhar, mas para sorrir, divertir e refletir” afirma Cida Almeida. “O espetáculo caminha entre o absurdo e a árdua, porém bela, tarefa de se revelar a interpretação do artista fabulador, que se impõe ao trazer o seu olhar sobre as pequenas personagens da vida cotidiana: sombras que passeiam anonimamente em uma noite qualquer de uma metrópole”, completa. 

Arnaldo D'Ávila, que também assina o desenho de luz da peça, é um artista multifacetado, ator, dramaturgo, diretor, cenógrafo, iluminador e produtor, natural de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, onde iniciou sua carreira em 1992. Está radicado em São Paulo desde 1996. Seus últimos trabalhos como ator foram nas peças: Lili Carabina de Aguinaldo Silva onde contracenava com Viviane Araújo (2017); Luz del Fuego de Julio Kadetti, estrelada por Rita Cadillac (2018); Fred & Jack de Alberto Santoz (2019) e Integridade Garantida de Alberto Santoz (2021); “Que fim levou Carlotinha?” é um projeto antigo do inquieto artista, que desde a conclusão do texto em 2012, vem tentando montá-lo. D'Ávila está muito feliz por finalmente tirar do papel este projeto que considera uma pequena joia lapidada a quatro mãos com José Cetra Filho, mentor da ideia, a quem é muito grato por dividir com ele esta dramaturgia.

Carlotinha já foi apresentada nas cidades de Iguape e Peruíbe, Espírito Santo do Pinhal, Araras e Piracicaba. Depois desta apresentação em Mogi das Cruzes a peça segue sua turnê: Pindamonhangaba – Teatro Galpão - 11/08; Santana de Parnaíba - Centro de Eventos – 16/08; Mococa – Teatro Municipal – 17/08; Salto – Teatro Giuseppe Verdi 18/08; Indaiatuba – Teatro Estrada – 24/08; encerrando a circulação em Tatuí no dia 30/08, no CEU das Artes.

“Que Fim Levou Carlotinha” havia feito apenas uma temporada online no auge da pandemia de Covid-19 em 2021, e agora faz sua estreia presencial, através dessa circulação que está passando por doze cidades do interior paulista, graças ao Prêmio recebido da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

 

Os figurinos de Carol Badra buscam uma certa estranheza, pensando em um mundo pós pandemia, mas absolutamente plausível, sobretudo nos dias de hoje. As personagens se apresentam de pijama ou camisola na rua, no metrô ou no supermercado: sonho, pesadelo ou vida real? Nosso mundo hoje, após as enxurradas de lives, nos trouxeram as personalidades em suas casas, como elas são, nos abriu essa porta onde a vida se revelou do avesso, onde a vida pública existe na intimidade à tela aberta. Então a roupa de dormir é aquela que passávamos o dia e com a qual fazíamos todas as atividades nos tempos pandêmicos, veio dai a inspiração para o inusitado figurino.  

A cenografia desenvolvida por Marcelo Andrade foi construída em MDF com peças de encaixe, para facilitar o transporte e o armazenamento, conservando as cores naturais da madeira, os desenhos são estilizados sugerindo a cenografia descrita no texto, como o pechinchê do quarto da Carlotinha, que é todo vazado.

 

O projeto de circulação inclui também:

Oficina Teatral "Introdução ao Teatro de Máscaras", ministrada pela diretora do espetáculo Cida Almeida. A oficina de introdução ao teatro de máscaras, aproximará os interessados da proposta cênica empregada no espetáculo, onde a diretora Cida Almeida utilizou-se da técnica de máscara neutra, bem como da menor máscara do mundo, que é o nariz de palhaço.

Palestra "O Palco Paulistano de 1964 a 2016" ministrada pelo crítico de teatro e autor da peça, José Cetra Filho, membro da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Para fomentar essa multiplicação, além da cultura e do entretenimento agregados pela peça, a palestra com José Cetra Filho, incansável divulgador e fomentador da memória do teatro e da cena teatral paulistana, levará conhecimentos para os interessados em teatro e na história do teatro paulistano.

Sinopse:

O espetáculo "QUE FIM LEVOU CARLOTINHA?" é um solo com três personagens, escrito por José Cetra Filho e Arnaldo D'Ávila e interpretado por Arnaldo D'Ávila. Uma divertida comédia que provoca reflexões sobre o amor, etarismo, solidão e Alzheimer. As personagens surpreendem os espectadores constantemente com questionamentos e um suspense proposital que instiga o público, através de situações absurdas. A direção é de Cida Almeida.

 

Ficha técnica:

Autores: José Cetra Filho e Arnaldo D’Ávila 

Ator: Arnaldo D’Ávila 

Direção: Cida Almeida 

Cenografia e Montagem de Palco: Marcelo Andrade 

Figurino: Carol Badra 

Costureira: Judite de Lima 

Desenho de Luz: Arnaldo D'Ávila

Operação de Som e Luz: Will Saint'Clair

Trilha Sonora: Cida Almeida e Arnaldo D'Ávila

Designer de Perucas: Luiz Crispin 

Fotos: Deborah Schcolnic 

Designer Gráfico: Gustavo Xella 

Apoio de Produção: GpeteanH

Direção de Produção: Arnaldo D’Ávila 

Serviço:

Data: 09/08/2024

15h - Oficina Teatral "Introdução ao Teatro de Máscaras" - 30 vagas - GRÁTIS – Inscrições antecipadas  pelo  watts com a produtora local Debora Mello (11) 99603-6372 ou por ordem de chegada a partir das 14h30, para as vagas remanescentes. 

Local da oficina: Centro Cultural de Mogi das Cruzes. Praça Mons. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro, Mogi das Cruzes - SP

Data: 09/08/2024

18h30 - Peça QUE FIM LEVOU CARLOTINHA? 

19h30 - Palestra "O Palco Paulistano de 1964 a 2016" GRÁTIS 

Entrada Franca - Acessibilidade: Tradução em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) 

O ingresso da peça é o mesmo para a palestra, que ocorrerá logo após o espetáculo. 

Local: Centro Cultural de Mogi das Cruzes. Praça Mons. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro, Mogi das Cruzes – SP