O Centro de Controle Operacional Semafórico (CCOS) apresentou melhorias na cidade de Suzano no primeiro semestre, segundo balanço de atividades da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana. Os benefícios informados pela prefeitura, desde a inauguração em outubro do ano passado, incluem a correção imediata de falhas em semáforos, melhoria no fluxo do trânsito, segurança de motoristas e pedestres e apoio de equipes em intercorrências e acidentes.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

A pasta informou que entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 198 resets – quando o equipamento semafórico é desligado e ligado novamente em razão de alguma falha detectada - que permitiram a correção imediata dos erros, mantendo o fluxo normal do trânsito e a segurança de motoristas e pedestres. O sistema ajuda a identificar em tempo real os equipamentos semafóricos afetados por alguma queda de energia ou que estejam em sinal amarelo piscante. O registro dessas informações torna possível a reparação do sistema de forma rápida e totalmente remota. 

A estrutura, segundo a secretaria, realiza a verificação de incidentes nas vias, por meio do monitoramento de 28 cruzamentos, através das câmeras disponíveis em diferentes locais da cidade. Também é feito o gerenciamento de 49 equipamentos semafóricos inteligentes interligados, com objetivo de proporcionar melhorias no tráfego, permitindo a identificação imediata de anormalidades no sistema e alterações no trânsito. 

Outra melhoria observada pela pasta após a instalação da tecnologia foi no fluxo do trânsito, em determinados dias e horários, em vias da cidade onde são necessárias intervenções na sinalização semafórica. Nos seis primeiros meses, a intervenção foi realizada em pontos estratégicos do município, que incluíram a avenida Governador Mário Covas Júnior, a Marginal do Una, e a avenida Vereador João Batista Fitipaldi, que liga o centro à região norte.

Em duas ocasiões no semestre, a estrutura do CCOS contribuiu para a mobilização imediata de equipes de apoio para auxiliar em intercorrências. Uma delas foi relacionada a um acidente na esquina das ruas General Francisco Glicério com a Felício de Camargo. Já a outra envolveu um veículo quebrado no viaduto Ryu Mizuno.

Para o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, o monitoramento dos equipamentos que organizam o trânsito em Suzano também oferece melhores condições de deslocamento para os motoristas. "Aproveitamos estes primeiros meses para  realizar estudos, tanto para o setor operacional, no fluxo de veículos, como para o departamento de engenharia, de forma a desenvolvermos as devidas ações de mobilidade, com as adaptações necessárias para o melhor funcionamento do sistema semafórico e viário", finalizou.

*Texto supervisionado pelo editor