Em cinco dias, o Alto Tietê apresentou um aumento de 163,15% nas queixas de propaganda eleitoral irregular. Na última quarta-feira (21), foram registrados 19 denúncias, enquanto até a tarde desta terça-feira (27), foram apresentados 50 queixas em seis cidades da região. As denúncias foram registradas no serviço Pardal 2024, desenvolvido pela Justiça Eleitoral. 

A cidade que apresenta mais denúncias é Arujá, que neste período passou de 10 para 19, seguida por Mogi das Cruzes, que passou de uma para dez; Suzano passou de duas para oito; Itaquaquecetuba, subiu de quatro para seis; Poá de duas para cinco e Santa Isabel, que não tinha registros, agora conta com duas queixas. 

Segundo dados obtidos na plataforma Pardal Web, o Estado de São Paulo passou de 1.478, para 2.996 denúncias em apenas cinco dias, um aumento de 102,70%. A maioria destas são direcionadas aos cargos de vereador, com 1.662 queixas. Para os candidatos à prefeito constam 898 denúncias, e para vice-prefeito, 17 queixas. 

As denúncias podem ser feitas no aplicativo Pardal Móvel, sendo possível denunciar irregularidades como compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder político ou econômico e uso indevido dos meios de comunicação. 

O aplicativo conta com formulário de entrada para propaganda geral nas ruas e na internet. É obrigatório que sejam anexados arquivos que apontem a irregularidade denunciada. Para acompanhar a denúncia basta colocar o número do protocolo na página “Acompanhamento de denúncias”. Mais informações no site https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/aplicativos-da-justica-eleitoral/pardal