A população e autoridades que desejam contribuir com o projeto de concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CPTM) devem apresentar suas propostas até a próxima quinta-feira (18/07), quando acaba o prazo para conclusão do período de consulta pública definido pelo governo do Estado. 

Quem deseja sugerir melhorias no serviço de transporte ferroviários devem encaminhá-las para o e-mail consultapublica11.12.13@sp.gov.br, contendo nome completo, e-mail, CPF, instituição, telefone e cidade.

De acordo com a assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos (SPI), todas as sugestões recebidas por e-mail e nas audiências públicas realizadas no final do mês passado em São Paulo Guarulhos e Mogi das Cruzes serão avaliadas antes da publicação do edital, que está prevista para acontecer no terceiro trimestre deste ano.

O volume de contribuições enviadas em cada cidade será divulgado posteriormente pela pasta estadual, após o fim do prazo de consulta pública .

Projeto

A concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13, que fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), trará cerca de R$ 12,5 bilhões em investimentos, segundo o Governo do Estado. O projeto prevê a construção de 10 novas estações para atender a população, sendo uma delas em Ferraz de Vasconcelos, entre as estações Ferraz e Gianetti, além da reforma e adequação de todas as estações de Mogi. 

Está prevista ainda a extensão da linha 11-Coral até Cezar de Souza, que ganhará uma estação; e da linha 12, que terá como ponto final Suzano e não mais Calmon Viana.

Em audiência pública realizada no último dia 21 de junho, o governo do Estado prometeu ainda, a partir da concessão, que terá prazo de 30 anos,  construir uma nova alça de acesso ao viaduto Argeu Batalha e substituir todas as passagens em nível mogianas por passarelas e viadutos, além de reduzir para 3 minutos o intervalo entre os trens em alguns trechos que cortam a região. 

O plano apresentado foi elaborado a partir de estudos desenvolvidos pela Assessoria Internacional Finance Corporation (IFC) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nas áreas de modelagem econômica, financeira e jurídica, demanda e receitas acessórias, engenharia, impactos socioambientais, sistema de bilhetagem e análise de riscos.  


 Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98