A partir de 13 de julho, o Parque da Cidade será um ponto de coleta de óleo vegetal (de cozinha) usado. Além de evitar o descarte incorreto de uma substância com alto nível de toxicidade, a iniciativa também permitirá o encaminhamento do produto para reciclagem: a reutilização pode gerar subprodutos como etanol, glicerina, tinta, ração animal, massa de vidraceiro e carvão vegetal (que não é poluente), entre outros, além de evitar o desmatamento.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

A ação será uma parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes (secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal e de Esportes e Lazer) com o ponto de Cultura Cria do Rock, por meio do programa Capt’óleo.

Apenas 1 litro de óleo de cozinha descartado de forma incorreta pode contaminar 25 mil litros de água, sem contar que o caminho que ele percorre fica infértil, desde a caixa de gordura (que entope) até os rios.

O descarte seguro traz vantagens como não contaminar as águas, manter o solo fértil, evitar o entupimento da caixa de gordura e reciclagem dos resíduos.

O Capt’óleo tem como objetivo conscientizar para a necessidade de se fazer o descarte seguro dos resíduos produzidos. Dessa forma, disponibiliza coletores em espaços para que a população leve o óleo de cozinha usado em pontos com facilidade de acesso.

A meta do programa também é territorializar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU, criando o hábito do descarte seguro de resíduos sólidos e transformando escolas e condomínios em pontos de coleta, promovendo o contato com a arte e a cultura.

Como funcionará
Para levar o óleo de cozinha usado até o ponto de coleta no Parque da Cidade, é necessário armazená-lo numa garrafa PET, descartando a garrafa com a tampa bem fechada, no coletor localizado ao lado da sala de administração do parque.

O Parque da Cidade fica na rua Jardelina de Almeida Lopes, 451 – Parque Santana, e abre todos os dias, das 7h às 18h.

Evento
O 13 de julho foi escolhido por ser o Dia Mundial do Rock, aliando a comemoração da data-símbolo desse estilo musical à cultura da sustentabilidade – nesse dia, haverá a 1ª edição do circuito Cria do Rock, com músicas que unem a cultura do rock e a preservação ambiental, “de forma pioneira e inovadora”, segundo os organizadores.