Os 65 novos integrantes da Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes se formarão nesta quarta-feira (03/07), no auditório do Cemforpe, na Vila Nova Mogilar. Com isso, os servidores passarão a atuar nas atividades de segurança pública desenvolvidas pela corporação, como patrulhamento, monitoramento da cidade e atuação dos grupamentos específicos.

Na última sexta-feira (28/06), os novos guardas civis participaram de uma capacitação em atendimento pré-hospitalar tático, realizada no estádio municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão. Durante este treinamento, os participantes realizaram atividades que podem surgir no cotidiano do trabalho das forças de segurança, como estancar sangramentos, limpeza de ferimentos, imobilização de membros, entre outros.

O treinamento dos 65 novos guardas civis municipais foi iniciado em fevereiro desde ano e foi dividido em em duas partes. As atividades teóricas ocorreram na estrutura da Escola de Governo e Gestão, na Vila Nova Mogilar. Nesta etapa, foram abordados temas diversos do dia a dia da Guarda Civil Municipal, como legislação, formas de atuação da corporação, o estatuto dos guardas municipais, entre outros.

Já as atividades físicas foram realizadas no estádio municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, na Vila Industrial. Nela, os novos guardas municipais realizaram exercícios físicos de preparação e testes, com foco nas exigências do trabalho cotidiano da corporação.

Os treinamentos desta turma de guardas municipais têm diferenciações com relação a grupos anteriores, já que conta com a preparação de alguns dos novos profissionais para a atuação em grupamentos específicos, como a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), e em atividades de monitoramento do Centro de Operações Integradas (COI).

Com a chegada dos novos integrantes, a Guarda Civil Municipal passa a contar com efetivo de 313 guardas. Com isso, será possível o aumento do efetivo nas ruas no policiamento ostensivo e preventivo, em ações de inteligência, proteção de patrimonial e monitoramento. A previsão é a ampliação em até dois terços o número de guardas municipais nas ruas.