Os motoristas que circulam pela rodovia Ayrton Senna (SP-70), no trecho que corta a região, encontram pedágios mais caros a partir desta segunda-feira (01/07). A tarifa aumentou de R$ 5,20 para R$ 5,40 para carro de passeio na praça de Itaquaquecetuba e de R$ 4,90 para R$ 5,10 no praça de Guararema. Já nos Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21), a cobrança saltou R$ 3,40 para R$ 3,90.

De acordo com a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), os reajustes consideram a recomposição inflacionária nos últimos 12 meses (de junho de 2022 a maio deste ano) e estão baseados no Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM) e no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de acordo com cada contrato.

O governo do Estado publicou na última quarta-feira (28) a autorização para o reajuste anual das tarifas de pedágios nos trechos de rodovias estaduais administrados por 17 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. A tabela completa com os valores das novas tarifas está disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) e também no site da Artesp (http://www.artesp.sp.gov.br).

 Motos

No Trecho Leste do Rodoanel, a nota tarifa para motos é de R$ 1,95. Já o valor praticado para caminhões varia de R$ 7,80 para R$ 23,40, conforme a quantidade de eixos. 

 Melhorias

De acordo com a Ecopistas, concessionária responsável pela gestão da rodovia Ayrton Senna, ao longo de 15 anos de concessão foram investidos mais de R$ 2,6 bilhões em obras de infraestrutura e serviços de apoio ao usuário. Entre as melhorias realizadas estão a ampliação da rodovia Carvalho Pinto e a adição de novas faixas de rolamento na SP-70, além da readequação de trevos e construção de vias marginais que melhoraram significativamente o fluxo de veículos e a segurança dos motoristas. 

Nesse ano, a concessionária informou que está concentrada na renovação do pavimento de todos os 143 quilômetros administrados pela concessionária. Os trabalhos estão sendo feitos, inclusive no período noturno, quando o volume de tráfego é menor e tem usado técnicas sustentáveis, com aplicação de asfalto borracha, que tem pneus velhos triturados em sua base; e o Rap Espumado, um material que reaproveita o pavimento deteriorado retirado da rodovia.   


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