O projeto “Jornada Erudita 2024”, idealizado pela Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo (CDMSP), em parceria com a Orquestra de Sopros Paulista (OSP), inicia sua série de apresentações e workshops pelo Brasil em Mogi das Cruzes, nesta sexta-feira (19), às 20 horas, no Teatro Vasques, como parte da programação do Festival de Inverno da cidade. A entrada é gratuita  e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 18 horas, no dia do evento. O Vasques fica na rua Dr. Corrêa, 515,  Centro de Mogi. 

Realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, e com patrocínio da Raízen, o projeto levará concertos musicais e workshops sobre o movimento erudito, instrumental e clássico para diversas cidades. Também serão realizadas master classes para alunos e profissionais da música nas cidades atendidas.

O evento desta sexta marca um momento significativo na trajetória do Conservatório. Fundado em 15 de outubro de 1904, o CDMSP foi a primeira instituição de ensino superior de música erudita e arte dramática no Estado de São Paulo. Após um período dedicado a atividades de menor porte e pesquisas sobre sua própria história, o conservatório agora lança uma iniciativa que promete impactar a cena cultural e artística brasileira.

Nesta nova fase, o Conservatório forma parcerias estratégicas, como a estabelecida com a Orquestra de Sopros Paulista, fundamental para o projeto. A OSP, cuja trajetória começou em Mogi em 2017, destaca-se tanto em apresentações intimistas de música de câmara quanto em espetáculos, reunindo até 40 músicos em palco. O grupo já dividiu o palco com renomados nomes da música instrumental brasileira.

Diretor artístico e regente do projeto, Allan Caetano de Paula, tem mais de uma década de experiência em regência e produção musical. Ele foi regente e diretor artístico da OSP, além de coordenar e reger bandas escolares em Mogi. Allan também possui vasta experiência como regente convidado em diversos festivais e projetos musicais.

A parceria visa não apenas realizar importantes apresentações, mas também promover a formação de plateias e fomentar discussões sobre o papel da música no Brasil. O projeto “Jornada Erudita 2024” é o início de uma série de iniciativas que pretendem debater e promover a música erudita e a arte dramática.

Para o Conservatório e a Orquestra de Sopros este é apenas o primeiro passo de uma jornada que visa destacar a importância da música erudita e da arte dramática, preservando tradições e impulsionando seu crescimento e a apreciação.