A Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista Professora Neuraide Rezende da Silva Fujita, no Jardim Rodeio,  em Mogi das Cruzes, realizou mais de 300 triagens. Segundo a Prefeitura de Mogi, este é o primeiro passo para o atendimento no local, que atualmente contempla cerca de 180 pessoas nas áreas clínicas e terapêuticas. "Hoje, os atendimentos têm início em cerca de 20 dias após a triagem., e todas as solicitações de triagem estão agendadas", informou a prefeitura.

O equipamento, inaugurado no fim de abril, segundo a administração municipal, conta com ambientes preparados para dois tipo de atendimentos: clínicos e terapêuticos, com equipe transdisciplinar, realizado pela Associação Madre Esperança de Jesus – AME Jesus, organização social responsável pela unidade; e educacional personalizado, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. A Prefeitura de Mogi destacou que a unidade é a sexta do Brasil dedicada a autistas. 

Nos atendimentos clínicos e terapêuticos, o paciente pode ser acompanhado por equipe médica especializada. Já nos atendimentos educacionais especializados, o aluno pode receber suporte de professor especialista (psicopedagogo/pedagogo).

Triagem e atendimento 

"No caso dos atendimentos clínico e terapêutico, o agendamento pode ser realizado por telefone, WhatsApp ou presencialmente. Pessoas de todas as idades já laudadas com TEA podem passar pela triagem. Já no caso do atendimento educacional especializado, a unidade escolar onde o aluno está matriculado faz o encaminhamento", explicou a Prefeitura em nota. A triagem é feita por um neurologista e um psiquiatra.  

Além dos atendimentos aos pacientes e alunos, a Escola Clínica também realiza atividades de apoio aos familiares, segundo a prefeitura. Os atendimentos são prestados por assistente social e enfermeiro, que atuam orientando e respondendo dúvidas.  

O equipamento conta ainda com refeitório, cozinha, recepção, sala de espera, salas de Terapia Ocupacional, de Fisioterapia, de Psicologia, de Fonoaudiologia e de recursos/supervisão, consultórios médicos, sala de enfermagem, sala para reuniões com foco no treinamento parental, espaço para pais, espaço para vivências, sala multidisciplinar e salas para educação especial personalizada. 

Um dos destaques é a sala multidisciplinar, um espaço interativo com tecnologia de ponta, projetado para aprimorar os tratamentos destinados a pessoas com transtornos de neurodesenvolvimento e aprendizagem, adaptável às necessidades dos profissionais.

A projeção inicial, antes mesmo da inauguração, é de 1.350 atendimentos em média por mês, entre os diversos setores.