Está em cartaz até a próxima sexta-feira (12), na Escola de Artes AJPS, em Cezar de Souza, Mogi das Cruzes, a exposição 'Cores da Fé', do fotógrafo mogiano Danilo Duvilierz. A exposição reúne fotos de congadas, combinando religião e tradição ao retratar a arte e o trabalho de diversos grupos de cultura popular do Estado de São Paulo. 

O projeto “Cores da Fé” recebeu destaque após ganhar o edital do Programa de Fomento à Arte e Cultura (Profac). A mostra já foi exposta em outros espaços de Mogi neste ano: na Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, e no hall do prédio-sede da Prefeitura de Mogi.

Tudo começou em 2014, quando Danilo aceitou o convite do produtor cultural Deo Miranda para registrar a Coroação do Rei Congo, em Mogi das Cruzes. Desde então, o fotógrafo segue registrando grupos de Congada pelo Estado de São Paulo, contando histórias através de fotografias.

Além de retratar as apresentações das congadas, a exposição também mostra a fusão de diferentes doutrinas religiosas, trazendo imagens da igreja católica e também da umbanda. “Queremos mostrar não só as apresentações nesse momento festivo, mas também o sincretismo que ela traz. É uma celebração muito híbrida, que tem matrizes africanas misturado com o catolicismo. São vertentes diferentes que vão se misturando nas imagens registradas” destaca Priscila Nicoliche, artista responsável pela montagem da exposição.

Ao todo a exposição traz 22 fotos, que registram grupos da cidade e também do Estado de São Paulo, que se reuniram na Festa de São Benedito, realizada na cidade de Aparecida do Norte, no mês de abril. 

Priscila afirmou que a exposição é importante, principalmente ao ver que o público entende e respeita a proposta de múltiplos grupos culturais e como a fé pode se misturar. “As pessoas veem e conseguem ter a compreensão desse sincretismo, de como essas coisas são misturadas no Brasil. É bonito justamente por isso, esse sincretismo pode existir sem conflito”, disse.

A intenção é levar essa exposição para outros lugares, para que mais pessoas entendam a importância das congadas, que misturam grupos religiosos com fé e respeito. “As congadas estão no processo de serem tombadas como patrimônio imaterial do Brasil, então é algo que vale muito ser visto e divulgado para mais pessoas. Nosso interesse é levar a 'Cores da Fé' para outros lugares” completou a artista.

O projeto é representado pela associação Quântica Cultural. Quem assina o projeto da exposição são os artistas Antônio Benedito Nicodemo e Priscila Nicoliche. 

Serviço
A AJPS Escola de Artes fica na rua Catarina Carrera Marcatto, 740 – Cezar de Souza, Mogi das Cruzes
Visitação: Até sexta-feira (12), das 19h às 21h30. 

Para mais informações e detalhes acesse as redes sociais: @quantica.cultural, @daniloduvilierz, @tecodeantonio e @priscilanicoliche


*Texto supervisionado pelo editor.
Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98.