O Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato implantou, em junho deste ano, mais um projeto inovador. Intitulado Atividades de Vida Diária para Pessoas com Deficiência Visual, a ação se baseia no compartilhamento de experiências e habilidades entre pessoas com deficiência visual, em busca de qualidade de vida, autonomia e inclusão. 

Os encontros são semanais e, neles, um grupo de pessoas com deficiência visual se reúne para dialogar sobre ferramentas práticas e conhecimentos essenciais, dentro de um tema específico vinculado às atividades essenciais da vida cotidiana, tais como orientação e mobilidade com a bengala guia, segurança ao manusear utensílios de cozinha, entre outros.

O projeto visa capacitar os participantes com habilidades práticas e teóricas em áreas essenciais, como segurança doméstica, mobilidade independente e gestão de atividades cotidianas, além de promover a autonomia, de forma que os participantes possam desempenhar tarefas diárias com maior autossuficiência e confiança. 

A ação também contribui para o desenvolvimento da autoconfiança e autoestima dos participantes, permitindo que se sintam aptos a enfrentar os desafios diários e tomar decisões assertivas, além de promover a inclusão social, criando um ambiente acolhedor e de apoio mútuo. 

A comunidade também é impactada pela ação, pois passa a receber mais informações, logo compreender mais sobre as capacidades e contribuições das pessoas com deficiência visual, o que favorece a promoção de uma cultura de respeito e valorização da diversidade. 

Para garantir que o projeto se consolide como algo relevante e eficaz, os participantes são sempre ouvidos, para que apresentem seus feedbacks. Isso permite a identificação de necessidades e interesses e a realização de ajustes conforme as percepções verbalizadas.  

O objetivo da direção do Centro de Paradesporto é expandir o alcance do projeto e atender a um número cada vez maior de pessoas com deficiência visual na comunidade, garantindo assim que o projeto tenha continuidade e siga gerando um impacto positivo em médio e longo prazo. 

Também estão sendo prospectadas parcerias estratégicas com organizações, empresas e instituições educacionais, para fortalecer o apoio ao projeto e ampliar as oportunidades para os participantes 

O projeto conta com o apoio contínuo de pessoas com deficiência visual, que contribuem para a ação compartilhando suas experiências pessoais, conduzindo as atividades teóricas e práticas durante as sessões. Há também outros parceiros e apoiadores que contribuem com recursos materiais, apoio logístico e engajamento comunitário. 

“Este projeto exemplifica como a educação e o apoio mútuo podem transformar vidas, fortalecendo não apenas os participantes, mas toda a comunidade. Ao proporcionar ferramentas para a autonomia, estamos construindo um futuro mais inclusivo e capacitado, em que todos têm a oportunidade de contribuir e prosperar”, destaca o coordenador do Centro Municipal de Paradesporto, Johnny Fernandes da Silveira. 

O Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato tem como principal objetivo a inclusão de pessoas com deficiência em atividades esportivas individuais e coletivas, estimulando a interação, o desenvolvimento de habilidades e também a evolução no rendimento, para competições. A unidade atende centenas de alunos e alunas, em aulas de bocha adaptada, basquete e basquete adaptado, tênis, tênis de mesa, badminton, goalball, vôlei adaptado e atividades para desenvolvimento motor de pessoas com deficiência.