Uma data que vem ganhando cada vez mais força pelo que representa e também pelo impacto no comércio é o Dia dos Avós, celebrado nesta sexta-feira, dia 26 de julho, também Dia da Padroeira de Mogi das Cruzes, Sant'Ana. A data na tradição católica homenageia Santa Ana e Santo Joaquim, avós de Jesus. Uma parcela cada vez maior da população, representando hoje cerca de 15% da população de Mogi, por exemplo, segundo o Censo 2020 do IBGE, os avós têm ido além do carinho e cuidado. 

Silvana dos Santos Sant'Anna, de 60 anos, assumiu integralmente os cuidados com a neta Ana Júlia da Silva, 16. Segundo Silvana, após sua filha ir morar em Portugal. "Nossa relação é muito boa, mas ao mesmo tempo ruim. Eu tive uma super avó, que sempre me ajudava, inclusive em brigas que eu tinha com a minha mãe. Só que a Ana Júlia mora comigo, então temos uma relação meio avó e meio mãe, o que traz mais responsabilidades", contou. 

Mesmo com os desafios, a relação é parceria entre Silvana e a neta. "Nós somos parceiras e fazemos tudo juntas. Pelo menos uma vez por mês nós tiramos um dia de lazer, para conversarmos, sairmos juntas e comermos algo diferente", destacou a avó. E nesta data especial, ela reforça o papel dos avós: "Vó é aquela pessoa que quando precisamos de um abraço, de um consolo, está ali. Avó é a segunda mãe, aquela que corre atrás de cuidar do neto, ajudar com o que ele precisar, e além disso, estar do lado e apoiar nossos filhos". 

Já para Alexandre Oliveira, 49, avô do Nelson Prado Neto, 2, e da Maria Júlia Prado, 1, a diferença entre ser pai e ser avô está na responsabilidade que cada função exige. "Quando se é pai você tem mais obrigações, precisa construir um caráter, colocar o filho no caminho correto. Já ser avô é mais diversão, sem essas obrigação e preocupação de criar uma pessoa", destacou.  

Mais próximo do neto Nelson, Alexandre afirmou que descobriu uma nova forma de ver o mundo: "Ele é meu parceirinho, vai atrás de mim para onde eu for. Nós fazemos muitas coisas juntas. Quando estou brincando com ele, eu esqueço de tudo, esqueço de problemas, esqueço até que sou avô. Para mim, ele é o meu amigo". 

O avô destaca o misto de sentimentos que está experimentando. "É gratificante ser avô, é uma felicidade intensa ver sua família crescendo e mais vínculos sendo criados. Além disso, eu ganhei mais dois amigos e parceiros de vida", finalizou.


*Texto supervisionado pelo editor. 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98