A Câmara de Mogi das Cruzes homenageou a Santa Casa de Misericórdia da cidade pelos 151 anos de atividade durante sessão realizada nesta quarta-feira (10/07). A moção de aplauso, aprovada por todos os vereadores, foi apresentada após o mal-estar entre o Legislativo e o hospital, que na semana passada divulgou uma nota de repúdio contra as falas do vereador José Luiz Furtado (PL).

Na ocasião, o parlamentar, também em sessão, afirmou falta dignidade no atendimento prestado na unidade e a inexistência de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. 

 De acordo com o documento, assinado pela Mesa Diretiva da Santa Casa, as falas do parlamentar, “além de inverídicas e caluniosas, são profundamente ofensivas aos 750 colaboradores, sejam elas da equipe médica, prestadores de serviços, apoiadores ou doadores, que se dedicam diariamente a oferecer um atendimento humanizado e de qualidade.”

Em resposta, na sessão desta quarta-feira, o parlamentar afirmou que não mentiu e que é preciso ter coragem na política para dizer o que precisa ser dito. “Não é novidade para ninguém que a Câmara é parceira e apoia a Santa Casa e eu também sou, minha família é usuária o SUS, mas o fato de apoiarmos não quer dizer que não vamos falar o que precisa ser dito, que não vamos defender os anseios da população, que utiliza o serviço. Todos nós sabemos que existe leito de UTI Neonatal, mas nós sabemos também que faltam leitos muitas vezes para atender a demanda. Eu mesmo articulei a vinda de R$ 1 milhão de recursos para o hospital somente este ano. Sou parceiro, mas tenho que trabalhar pela população que me elegeu”, pontuou

Cetesb

Ainda na sessão, os vereadores aprovaram uma moção de apelo ao governo do Estado para que avalie a situação de moradores da Chácara dos Baianos, que estão sem água potável. Na discussão, o vereador Edson Santos (PSD) destacou a necessidade de avaliação da área, com suspeita de contaminação do solo, por parte da Cetesb.

O parlamentar, inclusive, trouxe a informação que a agência da Cetesb em Mogi, que funcionava no prédio onde hoje está instalado o Pipa Hub, na região central, está fechada. “Com a abertura Pipa Hub, a prefeitura ficou de oferecer outro espaço para a Cetesb, mas até agora nada. Hoje não se tem qualquer contato com a agência de Mogi, que não responde só para pela cidade, mas outros municípios do Alto Tietê”, denunciou.


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98.