Representantes de 11 cidades que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) participaram, na última sexta-feira (14), de uma visita à Prefeitura de Mogi das Cruzes para conhecer as soluções tecnológicas adotadas pelo município, dentro do conceito de Cidade Inteligente, que trouxeram melhorias para a gestão, economia de recursos e agilidade em setores importantes, como segurança pública, saúde e tramitação de processos. Entre os investimentos, destaque para o novo Data Center, implementado em 2023, e o Centro de Operações Integradas (COI), inaugurado também no ano passado.

O encontro foi conduzido pelo engenheiro Shauy Youssef, responsável pela Coordenadoria de Modernização da Tecnologia da Informação (CMTI) da Prefeitura, e pelo coordenador de Análise e Gestão de Dados, Thiago Faravallo Florêncio, que apresentaram os diversos avanços obtidos nos últimos anos.

“Nosso trabalho é para transformar Mogi das Cruzes numa cidade inteligente no mesmo patamar de importantes cidades europeias”, destacou Shauy, que listou conquistas importantes como o Programa Mogi Sem Papel, instituído em 2022 e que já proporcionou uma economia de R$ 2,5 milhões em impressões, além do ganho de produtividade.

Também foram citados o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação; implantação de internet de alta velocidade nos prédios públicos; plataformas como Mogi Contra a Fome e Mogi Meu Lar; Muralha Eletrônica; Computação em Nuvem e o Clique Vacina, entre outros.

“Com o Clique Vacina, em poucos minutos os cidadãos agendavam suas vacinas contra a Covid-19, marcando horário e data, evitando aglomerações. Um procedimento que salvou vidas”, enfatizou Shauy.

Sobre a Coordenadoria de Análise e Gestão de Dados, Thiago Faravallo, mencionou ações desenvolvidas e em andamento, que contribuem para a gestão de informações e dados estatísticos, como a unificação da base de dados.

Pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, também participaram os secretários municipais Gabriel Bastianelli (Desenvolvimento Econômico e Inovação/Chefia de Gabinete), Marcos Torres (Transparência e Dados Abertos/ Planejamento e Gestão Estratégica) e Eric Welson de Andrade (adjunto de Gestão Pública).

“Nosso time tem feito um trabalho muito importante. A realidade que encontramos na Prefeitura era muito analógica. Por isso, temos o desafio de atualizar a administração para entregarmos um melhor serviço aos munícipes. Estabelecemos também passos estratégicos, como a tramitação eletrônica de documentos, que nos gerou grande economia com impressões e agilidade na tramitação de processos”, disse Bastianelli.

“Estabelecemos passos estratégicos, como a tramitação eletrônica de documentos, que nos gerou grande economia com impressões e agilidade na tramitação de processos. Ainda não estamos 100%, mas já consolidamos muita coisa”, completou.

Marcos Torres lembrou os desafios enfrentados para modernizar a estrutura, principalmente para armazenar um número crescente de dados visando ao aumento e à consolidação da transparência. “Nossa estrutura de Data Center era precária e adquirimos um equipamento de ponta. O fato de estarmos aqui, fazendo esta troca de experiências, mostra que temos os mesmos desafios e objetivos para melhorarmos nossas cidades, concluiu Torres.

Após a apresentação, realizada na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, os representantes do Condemat conheceram o novo Data Center, que é a estrutura física onde ficam instalados computadores e demais equipamentos de armazenamento de dados, tecnologia da informação e redes, utilizados nos procedimentos e operações dos diversos órgãos públicos municipais.

O Data Center também garante segurança, agilidade, baixa latência (tempo de resposta mais rápido) e mais desempenho, permitindo maior qualidade e confiabilidade das informações coletadas pela Prefeitura, além de promover ganho de escala no armazenamento, possibilitando melhor prestação dos serviços públicos como um todo.

A visita foi finalizada no Centro de Operações Integradas, na avenida Miguel Gemma. A unidade é uma estrutura moderna reúne equipamentos de monitoramento da cidade e de tecnologia em segurança pública, além de integrar as ações da Guarda Municipal, Defesa Civil, Polícia Militar e Polícia Civil.

O COI tem investimento de cerca de R$ 30 milhões, incluindo a construção, estrutura tecnológica e equipamentos para o funcionamento. Estão reunidas na estrutura, as imagens das câmeras de monitoramento e da muralha eletrônica, com câmeras nas entradas e saídas da cidade.

O monitoramento é feito na nova Central de Monitoramento, com equipamentos mais modernos e estrutura adequada, contando com analíticos que funcionam com aplicação de inteligência artificial para análise de dados das informações e imagens produzidas pelo sistema.