As cidades da região não atingiram a meta de imunizar contra a gripe 90% do grupo prioritário, que inclui idosos, crianças de 6 meses a 6 anos, pessoas em situação de rua e gestantes. Apenas Guararema atendeu mais de 50% do público-alvo. Para melhorar os índices, a aplicação das doses continua sendo feita na região. A campanha foi ampliada há pouco mais de um mês e atende todas as pessoas com mais de 6 meses. 

A imunização foi iniciada em março e com sua ampliação, o Ministério da Saúde busca garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe. A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante as estações do outono e inverno. 

Em Guararema, até o momento foram aplicadas 6.743 doses, sendo que o índice de cobertura atual do público-alvo é de 54,1%.  Em seguida está Mogi das Cruzes, com 77.394 pessoas imunizadas e 40,69% do grupo prioritário imunizado. Já em Suzano, a Secretaria de Saúde imunizou 45.610 pessoas contra a Influenza. Em relação especificamente ao público-alvo da campanha foram aplicadas 32.487 doses, o que representa uma cobertura vacinal de 31,56%.

Com o menor índice de imunização (30,83%) entre as cidades que informaram seus balanços, Itaquaquecetuba registrou 41. 313 doses aplicadas. Já em Poá, segundo dados da Vigilância em Saúde, a cobertura alcançou 33,92%.

Proteção

A dose utilizada na campanha, que é realizada em todo o país, é a trivalente e, portanto, conta com três tipos de cepas combinadas, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A estimativa inicial do Ministério da Saúde é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas. A pasta informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98