Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise (2024), aponta que o Dia dos Namorados, comemorado nesta quarta-feira, dia 12 de junho, deve levar 96 milhões de pessoas às compras, movimentando R$ 23 bilhões neste ano. 

Para saber a realidade da região, alunos que participam do Observatório de Preços Unipiaget realizaram uma pesquisa para identificar as intenções de compra e de gastos dos consumidores para o Dia dos Namorados. Ao todo, 415 pessoas foram entrevistadas, entre elas, alunos de outros cursos do Centro Universitário Piaget e pessoas próximas aos alunos/pesquisadores. A coleta de dados foi realizada entre os dias 16 de maio e 31 de maio. 

A pesquisa apontou que 34% dos entrevistados (142 pessoas) pretendem presentear o parceiro com roupas/vestuário. As flores ficaram em segundo lugar com 85 votos (20%), jantar/almoço em terceiro lugar com 62 votos (15%), chocolates com 61 votos (14,5%), sapatos/tênis com 56 votos (13,5%) e celular em último lugar das intenções de compra com 9 votos (2,2%).

Sobre as intenções de gastos com o presente, 132 pessoas (32%) disseram que pretendem gastar até R$100, 110 entrevistados (26,5%) até R$ 200 reais, 81 até R$ 300 (19,5%) e 60 pessoas até R$ 400 (14,5%) e acima de R$ 400, apenas 7%, o equivalente a 32 pessoas.

Do total de entrevistados, 233 pessoas (56%) são de Suzano, 50 (12%) de Itaquaquecetuba, 43 pessoas (10,3%) de Mogi das Cruzes. O restante mora em outras cidades da região.

Em relação a idade dos entrevistados, 213 pessoas (51,3%) se encaixam entre 18 e 25 anos, 117 (28%) entre 26 e 35 anos de idade e 44 pessoas (10,6%) com idade entre 36 e 45 anos.

De todos entrevistados, 160 (39%) está namorando, seguido pelos casados com 140 pessoas representando 34% do total, seguido por 85 pessoas solteiras que representa 20%.      

Itens preferidos

Em uma análise dos dados coletados sobre as compras e gastos realizado em 2023 para a mesma data, o item chocolate aparece com 30% das escolhas, seguido por roupas e vestuário com 25%, jantar e almoço com 19,5%, flores com 12% das escolhas, sapato ou tênis com 8% e o celular com apenas 5%. 

A pesquisa ainda comparou as intenções de gastos em 2024 e 2023. Em 2023, 37,5% dos entrevistados apontaram que gastariam até R$100 com o presente. Já em 2024, esse percentual caiu para 32%. Em 2023, 31% dos entrevistados apontaram que gastariam até R$ 200 e em 2024 esse percentual caiu para 26,5%. A comparação ainda aponta que: 17% dos entrevistados em 2023 disseram que gastariam até R$300 com o presente do parceiro, percentual que subiu para 19,5% em 2024. Este ano, 14,5% disseram que devem gastar até R$ 400, porcentual que era de 6% em 2023. Apenas 7% dos entrevistados em 2024 disseram que devem gastar mais de R$ 400 com o parceiro este ano, percentual que era de 9% em 2023.

Analisando os dados da pesquisa, nota-se portanto que a maioria das pessoas deve gastar até R$ 100 com o presente do Dia dos Namorados, assim como ocorreu no ano passado. Já em relação aos presentes escolhidos, este ano, a maioria deve comprar roupas para presentear o parceiro, diferente do ano passado, quando o chocolate era a primeira opção a maior parte dos entrevistados.