Reforçar a importância da doação de sangue é o objetivo da campanha Junho Vermelho, que faz referência ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta sexta-feira (14). Por caminhos diferentes, os doadores ouvidos pela Reportagem do Mogi News/Dat começaram a ser voluntários e descobriram como a doação é fundamental para salvar vidas. 

A nutricionista clínica Ana Lívia de Oliveira Machado Vicco, de 24 anos, contou que passou a ser doadora em 2018, participando de uma campanha realizada pela Liga Acadêmica da qual fazia parte. A intenção inicial da mogiana era incentivar outras pessoas a se unirem a ação, porém, desde então, ela nunca mais parou de doar. 

Uma das doações de Ana Lívia foi para ajudar um familiar que precisava do tipo sanguíneo O negativo. Mesmo não sendo o seu tipo, ela buscou várias pessoas que pudessem doar. "O meu tipo sanguíneo não iria especificamente para esse parente, mas poderia ajudar outra pessoa. Me sinto muito feliz e grata por ter a oportunidade de ajudar outras pessoas através de uma atitude simples", acrescentou.

O assistente de estúdio Thiago Suehiro Souza, de 28 anos, é doador há aproximadamente três anos. A primeira doação do mogiano foi em 2021 motivada por um projeto realizado pela igreja que faz parte, e abrange todo o Brasil. Ele contou que se uniu a outros jovens não só para doar, mas também para que sua participação incentivasse outras pessoas a fazerem o mesmo.

A experiência mais marcante como doador, segundo Souza, foi no ano de 2022, quando foi procurado pelo Hemocentro de Suzano, pois havia necessidade do seu tipo sanguíneo (O positivo) no banco de sangue. "Nesse momento senti um misto de emoções: alegria em poder ajudar, mas também a sensação de que muitos que podem doar, por desconhecer ou ter receio, acabam não se tornam doadores", comentou. 

Para o assistente, doar sangue é um gesto importante e necessário. “Uma doação apenas, por pessoa doadora, pode salvar até quatro vidas. É um ato de bondade e empatia em que fazemos o bem sem olhar a quem”, finalizou. 

Procurado pela Reportagem, o Hemocentro informou que no momento conta com um bom estoque. A região também conta com um Banco de Sangue em Mogi das Cruzes. 

Requisitos para ser um doador

-Estar em boas condições de saúde;

-Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

-Pesar no mínimo 50 quilos;

-Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e se alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem à doação);

-Apresentar documento original com foto recente (que permita a identificação do candidato), emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira de Habilitação).

Fonte: Governo de SP 

Serviço

Banco de Sangue de Mogi das Cruzes

Rua Dona Afife Nassif Jafet, 223, Vila Industrial

Telefone: 4799-2892

Hemocentro de Suzano

Avenida Antônio Marques Figueira, 1.861, Vila Figueira

Telefone: 4752-9999


*Texto supervisionado pelo editor. 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98