Figurando entre os principais pontos turísticos de Mogi das Cruzes, o Pico do Urubu ganhou novas cores, nesta semana, graças à criatividade de crianças, adolescentes e adultos que participaram do projeto Grafite Ambiental. Desenvolvido pela Prefeitura, por meio Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, o programa alia arte e educação ambiental. Além do Pico do Urubu, onde a atividade foi realiza em parceria com a Coordenadoria Municipal de Turismo, na última terça-feira (25), os muros da Secretaria de Meio Ambiente, na rua Braz Cubas, também foram pintados, na quarta (26).

O Grafite Ambiental é um dos destaques do Junho Ambiental. Como o tema do projeto é a avifauna observada em Mogi das Cruzes, na arte dos muros e paredes foram retratadas as espécies Araponga, Beija-flor, Bicudinho-do-brejo-paulista, Caboclinho, Coruja-buraqueira, Maritaca, Tangará e Tiê-sangue. O objetivo é divulgar a diversidade de aves e sensibilizar a população para a importância de conservá-las.

O Tiê-sangue foi a escolhida como a ave que representa o Projeto Passarinhada (série de encontros de observação de aves típicas promovida pela Prefeitura), após consulta pública promovida por meio do Participa Mogi e aplicativo Colab.

Nos eventos, foram realizadas oficinas sobre grafitagem, acompanhadas de exposição fotográfica sobre a avifauna local. Após, os participantes são envolvidos no processo de grafitagem.

No mês passado, o muro da Escola Municipal João Antônio Batalha, na Chácara Santo Ângelo, já havia sido pintado numa ação do projeto Grafite Ambiental, atividade que serviu de “aquecimento” para a extensa agenda que viria em junho para celebrar o mês do meio ambiente.

Junho Ambiental
O Junho Ambiental é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal ao longo de todo este mês, com uma programação dedicada à preservação, à educação ambiental e a ações práticas, reunindo especialistas na área, professores, estudantes e população