Sem os dias rigorosos de frio típicos do inverno nas últimas semanas, o setor agrícola de Mogi das Cruzes vive um período de incerteza. De acordo com o Sindicato Rural, enquanto os produtores de hortaliças reduziram suas produções imaginando a queda comum de consumo nessa época do ano, e que acabou não acontecendo como se esperava, os produtores de flores estão receosos em relação a futura florada, que pode acontecer antes por causa do calor ou, em alguns casos, sequer desabrochar.

“De modo geral, o calor atípico foi bom para os agricultores, que normalmente tem prejuízos com as geadas, por exemplo, mas alguns produtores, por exemplo, relatam que poderiam ter produzido mais hortaliças, já que a saída está maior por causa dos dias quentes”, detalhou o agrônomo do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Bruno Hayami.

Segundo ele, os agricultores também estão receosos em relação aos próximos meses. “Ainda não se sabe se o inverno vai chegar de fato e quando. As geadas ainda podem acontecer e os produtores não sabem muito bem o que esperar. Não temos como prever exatamente como será o clima até o final do inverno”, explicou.

Sobre as flores, o agrônomo destacou que nos meses mais frios as floradas normalmente não acontecem, mas com a mudança do clima, podem acontecer mudanças. "Pode acontecer das flores nascerem ainda no inverno, por causa do calor, ou ter algum atraso e elas não surgirem na época esperada", completou. 

Seguro rural

Com o objetivo de reduzir os prejuízos dos agricultores em função das mudanças climáticas mais severas, a Prefeitura de Mogi disponibiliza o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, sendo uma das cinco cidades brasileiras, ao lado de Jundiaí, Louveira, Itatiba e Itupeva, e a primeira da Região Metropolitana, a contar com a iniciativa.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural teve início em 2022. No primeiro ano, foram contemplados 14 produtores com um valor total de R$ 43.859,50 em dois editais. Em 2023, foram 9 produtores com total de R$ 51.124,58 em 1 edital. O edital de 2024 ainda está aberto.

 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98