O Alto Tietê já soma 15 mortes causadas pela dengue desde o início de 2024, sendo a última uma jovem de 20 anos. A doença foi confirmada em mais de 13,4 mil pessoas, sendo Suzano a cidade com mais casos da região (3.447) e maior número de óbitos (5), conforme levantamento realizado com as prefeituras. 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Suzano, as mortes foram registradas entre 11 de fevereiro e 13 de abril, sendo que outros três óbitos ainda seguem em investigação. As vítimas até o momento foram um homem de 68 anos com histórico de diabetes e hipertensão arterial sistêmica; um homem de 58 anos, sem comorbidades; um homem de 74 anos, que tinha de diabetes, hipertensão arterial e crises convulsivas; uma mulher de 83 anos, com histórico de diabetes; e homem de 42 anos, sem comorbidades.

Com três mortes, o segundo maior número da região, Mogi das Cruzes tem 3.364 casos confirmados e ainda aguarda resultados de 9.565 exames suspeitos. Os óbitos foram dois idosos de 92 e 93 anos, respectivamente, com comorbidades, e uma jovem de 20 anos, ocorrido no último dia 10 de abril.

Ferraz de Vasconcelos, por sua vez, contabiliza 1.670 casos positivos de dengue e duas mortes, enquanto Santa Isabel tem 1.424 pessoas diagnosticadas e dois óbitos também. Com 2.224 registros da doença, Itaquaquecetuba teve uma morte registrada até o momento. “Vale destacar que a pasta está reforçando as ações imediatas e efetivas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de intensificar o Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue e outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor”, explicou a Secretaria de Saúde do Município, em nota.

Em Guararema, entre janeiro e abril de 2024 foram 458 casos confirmados de dengue. Até o momento há um óbito registrado em 1º de março, sendo uma mulher de 80 anos, com comorbidade, moradora do bairro Ipiranga) e um caso em investigação (morte em 1º de abril, sendo um homem de 89 anos, morador do bairro Nogueira).

Emergência

Mogi, Suzano, Santa Isabel, Guararema e Itaquá já decretaram estado de emergência em função do alto número de contaminações, sendo que nesta última cidade a medida foi adotada no último dia 18.

O objetivo é reforçar as ações imediatas e efetivas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de intensificar o Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue e outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor.


Quadro

Cidade           Mortes     Casos

Ferraz                 2          1.670 

Guararema        1            458

Itaquá                 2         2.224

Mogi                   3         3.364

Poá                     -            815

Santa Isabel      2         1.424

Suzano               5        3.447

 Total                  15     13.402

Fonte: Prefeituras do Alto Tietê


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98