O número de óbitos por acidente de trânsito na região caiu 45,8% entre março e abril deste ano. De acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga), divulgadas mensalmente pelo Governo do Estado, foram 13 mortes no mês passado contra 24 em março.

Na comparação com abril do ano passado (14), a redução foi de 7,1% no Alto Tietê. Ainda conforme o balanço estadual, ao longo de todo 2023 foram 176 óbitos em função de acidentes de trânsito. Neste ano, até o momento, foram 70.

As cidades que registraram óbito em abril foram Suzano (4), Mogi das Cruzes ( 2), Itaquaquecetuba (3), Arujá (2), Santa Isabel (1) e Ferraz de Vasconcelos (1). Ainda segundo o balanço, 83% das vítimas eram homens. Dentro deste recorte, 50% das mortes se deram em acidentes envolvendo motocicleta, 17% automóvel e pedestre (1%).7

Levando em conta o total de óbitos (incluindo homens e mulheres), 61,5% conduziam o veículo, 30,8% eram pedestres e 7,7% passageiros.

Ranking

Segundo o balanço, no ranking que leva em consideração a taxa de mortalidade no Estado e as mortes registradas nos últimos doze meses, Itaquaquecetuba e Mogi aparecem na 7ª e 8ª colocação, respectivamente, com 13,98 e 13,62 (levando em conta 100 mil habitantes). A maior taxa do Estado foi registrada em Sorocaba, com 15. 

Mudança

O governador em exercício Felicio Ramuth lançou na última quinta-feira (16), o novo portal de dados do Infosiga. A plataforma traz investimentos em inovação e tecnologia para auxiliar com dados o direcionamento de políticas públicas de segurança viária dos 645 municípios paulistas e reduzir mortes no trânsito.

Na ocasião, foram apresentados também o novo Anuário Rodoviário de Acidentes, que volta a ser editado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), depois de oito anos, e a nova campanha de mídia para conscientização no trânsito paulista. Todas as ações integram o evento Maio Amarelo 2024, Gestão Eficaz e Integrada do Trânsito em Todo o Estado de São Paulo.

“O Infosiga é uma ferramenta que dá transparência e acesso irrestrito, para que todos possam acompanhar o que tem acontecido nas nossas rodovias estaduais e nas cidades. Quando se têm dados e informação, se tem assertividade e economia de recursos. Por isso a importância dessa modernização do Infosiga, que precisava estar mais atualizado com a realidade que vivemos”, explicou Ramuth.


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98