Mogi das Cruzes será palco neste sábado (11) de duas apresentações gratuitas do cantor, violonista e compositor Cacá Lopes, em paróquias dos bairros Quatinga e Jundiapeba. O artista pernambucano levará ao público o show 'Berimbauê Balancê', com um repertório de suas canções autorais gravadas ao longo de seus 40 anos de carreira. O projeto foi selecionado pelo edital da Lei Paulo Gustavo do município. 

O nome do espetáculo, 'Berimbauê Balancê', faz referência a uma das composições do artista, feita em parceria com o ativista do forró e mestre de capoeira, Vagner de Souza, falecido em outubro de 2023. O 'Professor Vagner', como era conhecido, foi um dos precursores do forró universitário e idealizador do Projeto Equilíbrio, tradicional casa de forró que funcionou no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, no início dos anos 2000.

"O público pode esperar um show pra cima com a presença de músicos de primeira. A composição Berimbauê Balancê traduz meus 40 anos de carreira. É uma música que até hoje é entoada nos festivais da Europa, fez parte do projeto Equilíbrio e do movimento do forró universitário", explicou Cacá. Além das autorais, a apresentação abre espaço para os clássicos É Proibido Cochilar (Antônio Barros) e Festa do Interior (Moraes Moreira e Abel Silva).

Confira a ficha técnica do show: Cacá Lopes (voz e violão), Cicinho Silva (sanfona), Neide Nazaré (vocal e triângulo), Batista Oliveira Júnior (baixo) e Rabicho Compositor (zabumba e berimbau).

Os shows, gratuitos, acontecem às 15 horas, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, localizada na rua Antonio Rozendo de Lima, s/nº- Quatinga, e às 21 horas, Paróquia São José Operário, que fica na rua Vereador Nilton Sona, 2.185, em Jundiapeba.

Quem é Cacá Lopes?

Natural do município de Araripina, em Pernambuco, Cacá Lopes celebra 40 anos de carreira em 2024. Além de atuar como cantor, violonista e compositor, o artista também desenvolve, há mais de 20 anos, o projeto cultural 'Cordel nas Escolas', que permite a inclusão do gênero literário como ferramenta pedagógica em instituições de ensino. Como cordelista, é autor de três dezenas de cordéis publicados, entre eles: 'Hino Nacional Brasileiro em Cordel', 'A Invasão do Estrangeirismo', 'Cordel do Trava Língua', 'Provérbios Engraçados', 'O Semeador de Livros', 'O Que é o Forró?', e cordéis sobre os bairros de São Paulo. Também possui três livros publicados: 'Cinderela em Cordel' (editora Claridade); 'Araripina em Cordel' (Edicon) e 'Vida e Obra de Gonzagão' (Ensinamento/Imeph) 

Cacá Lopes também é um dos fundadores do SP Cordel e do Coletivo SP Forró;e integra o Fórum Estadual do Forró. Atua como curador do Festival Estética das Periferias pelo Território de Guaianases (SP) e coordena, desde 2009, o Sarau Bodega do Brasil.