A epidemia de dengue registrada em todo o Brasil causou a morte de sete pessoas no Alto Tietê em 2024. O sétimo óbito foi registrado em Itaquaquecetuba, sendo outros três em Suzano, dois em Mogi das Cruzes e um em Ferraz de Vasconcelos. Nas quatro cidades já são mais de 8,8 mil casos da doença desde o início do ano.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


De acordo com a Prefeitura de Itaquá, até o momento o município contabiliza 1.868 pessoas contaminadas pela doença entre janeiro e abril. Na última quinta-feira (18) foi confirmado o primeiro óbito por dengue. “Trata-se de um homem de 68 anos, cuja morte ocorreu em março e estava em processo de investigação até então”, explicou a Secretaria de Saúde em nota.

A pasta destacou que segue reforçando as ações imediatas e efetivas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de intensificar o Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue e outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor.

Com o maior número de casos da região, superando Suzano, que até então registrava maior quantidade de contaminações, Mogi das Cruzes tem até o momento 2.906 casos confirmados e outros 6.988 exames aguardam resultados. Foram 2 óbitos confirmados, sendo o de um homem de 92 anos com comorbidades e morador da região central, e de uma mulher de 93, moradora do Mogi Moderno, portadora de outras comorbidades, que faleceu no dia 26 de março no Hospital Luzia de Pinho Melo

Em Suzano, de acordo com a Secretaria de Saúde de Suzano, foram registrados 2.368 casos positivos de dengue neste ano. Também houve três óbitos por causa da doença, sendo dois deles em fevereiro, um homem de 68 anos com histórico de diabetes e hipertensão arterial sistêmica  e outro de 58 sem comorbilidade, e o último ocorrido em 18 de março, após seis dias de internação no Pronto Socorro Municipal (PS), de um homem de 74 anos que sofria de diabetes, hipertensão arterial e crises convulsivas. 

Ferraz de Vasconcelos, por sua vez, tem 1.228 casos positivos e um óbito registrado pela prefeitura até a última quinta-feira (18/04).

Emergência

Mogi, Suzano, Santa Isabel, Guararema e Itaquá já decretaram estado de emergência em função do alto número de contaminações, sendo que nesta última cidade a medida foi adotada no último dia 18.
O objetivo é reforçar as ações imediatas e efetivas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de intensificar o Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue e outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor. 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98