A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou ontem que manterá estratégia operacional na Linha 11-Coral com viagens entre as estações Luz e Suzano nos horários de pico da manhã e tarde, além das viagens já existentes nos trechos entre as estações Luz e Guaianases (loop interno) e Luz e Estudantes (loop externo). A retomada das paradas se deu uma semana após a companhia afirmar que as mesmas seriam suspensas, optando apenas pela estratégia com os loops interno e externos. De acordo com a CPTM, a medida é necessária para garantir a segurança na circulação nos próximos dias durante a troca de um dos transformadores da subestação de Braz Cubas.

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Segundo relatos recebidos pela Reportagem, as paradas para mudança de trens continuam no horário de pico, sendo que o passageiro precisa aguardar em média 20 minutos para pegar a composição que segue direto até Estudantes. De acordo com o coordenador de TI, Wanderlei Rodrigues Silva,que mora em Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, e trabalha no centro de São Paulo, a situação tem prejudicado bastante os passageiros.

“O problema é o grande intervalo de mais de 20 minutos no trem com destino a Estudantes, isso quando não atrasa. O restante do tempo vai passando trens com destino a Guaianases e Suzano. Quando tem qualquer problema, esse tempo aumenta bastante. A plataforma fica lotada e pessoas se empurrando na estação Luz. Quem quer ir para Estudantes não tem por que pegar somente  até Guaianases e Suzano e fazer uma outra baldeação para Estudantes e assim ficam muitos passageiros esperando nas portas e a plataforma fica muito cheia”, explicou.

Questionada pela Reportagem, a CPTM afirmou que as baldeações obrigatórias, como acontecia na Estação Guaianazes, não existem mais nem mesmo em Suzano, já que a transferência de trem não se dá de forma obrigatória. Para evitar a parada, o passageiro tem a opção de seguir direto entre as estações Luz e Estudantes, por exemplo, basta embarcar na composição que fará esse trecho e que está identificada. 

Gerador

Na semana passada a CPTM informou que retornaria com a estratégia de circulação na Linha 11-Coral com apenas dois loops. Entre segunda e sexta-feira, nos horários de pico (05h30 e 09h - 16h e 20h), os trens que saem da Estação da Luz terão como destino a Estação Guaianases, com intervalo médio programado de quatro minutos, e a Estação Estudantes, com intervalo médio programado de oito minutos.  No sentido oposto, os trens que saem de Estudantes nos horários de pico também seguirão até a estação da Luz. 

Em nota enviada ontem, a companhia comunicou uma mudança de estratégia.  “ A CPTM manterá a estratégia operacional na Linha 11-Coral com viagens entre as estações Luz e Suzano nos horários de pico da manhã e tarde, além das viagens já existentes nos trechos entre as estações Luz e Guaianases (loop interno) e Luz e Estudantes (loop externo), para garantir a segurança da circulação durante a troca de um dos transformadores da subestação de Braz Cubas”.

O transformador pesa 18 toneladas e tem capacidade para cerca de 10 mil litros de óleo, sendo o responsável por prover 3MW (Megawatt) de potência e energia para os trens. “A subestação possui dois equipamentos que juntos alimentam os trens no trecho entre Suzano e Estudantes. O tempo estimado para preparar o transformador para que entre em funcionamento e possibilite a troca do equipamento é de 30 a 45 dias. Os demais trechos são alimentados por outros transformadores que funcionam normalmente”, acrescentou, também em nota.

Com a estratégia, a CPTM destacou que será possível manter as viagens no trecho com o intervalo praticado até o momento, sem sobrecarga de energia, garantindo o intervalo médio entre os trens, até a troca do transformador e a normalização da subestação.

“Com os trens partindo direto da estação da Luz para Guaianases, Suzano e Estudantes não há necessidade do passageiro fazer baldeação. Os trens que partem de Luz estarão sinalizados com o destino, permitindo que os passageiros identifiquem a composição que atende sua viagem”, finalizou.


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