Após movimentação da Apeoesp e da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) informou que não haverá fechamento nem redimensionamento de salas na Escola Estadual Professor Paulo Ferrari Massaro, em Mogi das Cruzes, e em outras unidades da cidade, neste bimestre, mas que não descarta a medida em uma nova avaliação que acontecerá em dois meses.
A informação de que mais de 30 salas seriam fechadas em escolas estaduais de Mogi das Cruzes chegou até a direção das unidades na semana passada. De acordo com o representante de alunos da região pela UPES, Igor Henrique, a medida seria adotada sem qualquer diálogo prévio por parte do Governo. “Diversas escolas receberam esse comunicado informando o fechamento das salas, não apenas na Paulo Massaro, mas também na Professora Dora Peretti, Dr. Deodato Wertheimer e Cid Boucault. Nós fomos pegos de surpresas e nos unimos contra essa decisão, que foi arbitrária por parte da Diretoria Regional de Ensino. É preciso ter diálogo antes de qualquer medida como essa”, pontuou.
Questionada, a pasta estadual explicou que não haverá fechamento nem redimensionamento neste momento, mas que se, “ao final de cada bimestre, a rede constatar o aumento ou diminuição da demanda escolar, a Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes poderá reavaliar e proceder ao devido redimensionamento, adequando à realidade local, seguindo os critérios das Resoluções SE nº 02/2016 e SE nº 62/2018, sendo garantida total qualidade pedagógica no ensino aos estudantes”.