Fundamental na construção de uma democracia forte e de uma sociedade bem informada e consciente, o Jornalismo, bem como os jornalistas, ganham um papel cada vez mais importante diante das novas tecnologias e das "fake news", ou notícias falsas, que circulam, principalmente, nas redes sociais. 


📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


No Dia do Jornalista, comemorado neste domingo (07/04), o Mogi News/Dat apresenta relatos de profissionais da área e de fora dela que destacam os desafios enfrentados na Comunicação, as necessidades de adaptação e a relevância do trabalho desenvolvido na construção de uma população mais crítica, questionadora e preparada para defender seus pensamentos, escolher seus representantes e exigir seus direitos. 

“Mais do que nunca, o mundo precisa de jornalistas para validar a democracia, dar voz às minorias e fazer valer os direitos dos cidadãos por meio de informações reais, sensíveis, bem apuradas e matérias que mostrem todos os lados da notícia e que levem às pessoas a pensarem sobre os fatos que movem a sociedade. Isto porque vivemos numa era caótica de desinformações e disseminação em massa de fake News, ou seja, notícias falsas e descontextualizadas que trazem prejuízos imensos sob todos os aspectos. E o jornalismo precisa combater essa divulgação de notícias irreais. Acredito que este seja o principal desafio do jornalismo atualmente. 

No mais, vamos nos reinventado, descobrindo e nos adaptando aos novos formatos do Jornalismo, às ferramentas digitais e inteligência artificial como aliadas na construção de matérias, sem deixarmos de lado o nosso olhar de jornalista: que questiona, não se conforma, investiga e entrevista sempre jogando luz nas questões de interesse público que precisam ser reportadas”. 

Marta Vicentin, jornalista 

 

“Falar do Dia do Jornalista é remeter a um profissional de extrema importância para a nossa sociedade. Um profissional que se preocupa com a informação verídica, autoral e que sensibilize, conscientize e amplie as visões de mundo das pessoas que tem contato com ela por diferentes linguagens, como rádio, televisão, jornal impresso 

O jornalista, ele tem essa preocupação de desvendar os fatos, de desvendar as mentiras, principalmente no momento de total desinformação. E por que desinformação? Porque as pessoas estão cada vez mais imediatistas, e esse imediatismo tem levado a uma informação, às vezes imprecisa, e a busca de informações em locais que não tem tanta preocupação com o jornalismo profissional. 

Essa é uma data importantíssima par enaltecer o valor dessa profissão e o reconhecimento a esse profissional que se compromete em levar essa visão de mundo com base no que ele apura, no que ele investiga, mas que vai levar a outras visões que partirão daqueles leitores que terão contato com essas noticias e reportagens" 

 Suéller Costa, jornalista especializada em Educomunicação

 

“Em 7 de abril comemora-se o Dia do Jornalista, momento muito oportuno para fazermos uma boa reflexão sobre a importância social desse profissional. Quando a função do jornalismo é exercida com transparência e ética, toda a sociedade ganha. Esse trabalho de informar com responsabilidade, ajuda as pessoas a formar opinião sobre o que de importante acontece em sua comunidade e no mundo. A liberdade de expressão e a transparência das informações, são preceitos básicos da democracia e atribuem uma qualidade maior ao trabalho dos jornalistas.  Nos dias de hoje, com uma presença cada vez maior das redes sociais na vida das pessoas, universo esse muito contaminado pela presença das nocivas das Fake News, a prática correta do jornalismo se torna ainda mais fundamental. 

Teremos eleições municipais neste ano. Escolheremos vereadores e prefeitos em todas as cidades. E mais uma vez, vamos precisar muito do trabalho desses profissionais para manter as pessoas informadas, para que elas possam escolher bem seus representantes. É necessário apoiar e valorizar a profissão de jornalista e garantir que eles tenham o recurso e a liberdade de realizar seu trabalho de maneira isenta. Principalmente quando temos tantas notícias de agressões contra esses profissionais, quando eles estão cumprindo sua função. 

Afonso Polo, sociólogo 

 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98