No Dia Mundial da Eficiência Energética, celebrado nesta terça-feira, dia 5 de maço, o projeto Eficiência Solidária da EDP, distribuidora de energia, aproxima-se, em sua sexta edição, da marca de 300 mil lâmpadas substituídas gratuitamente para a população da área de concessão em São Paulo. Nos oito municípios do Alto Tietê, o projeto somou a entrega de 114.379 lâmpadas em todas as edições.  

 📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Desde o início do projeto, em toda área de concessão da EDP no Estado de São Paulo já foram substituídas mais de 298 mil lâmpadas em 28 municípios paulistas. A meta é chegar a 304 mil lâmpadas, o que representa uma economia equivalente a 11,5 MWh, energia suficiente para abastecer cerca de 4.800 residências por um ano. 

“O projeto Eficiência Solidária visa contribuir efetivamente na redução do consumo de energia elétrica das famílias e, consequentemente, com o meio ambiente, a partir do uso mais eficiente e sustentável da energia. Além disso, vale destacar que as lâmpadas arrecadadas a partir da substituição são encaminhadas para o descarte ecologicamente correto”, destaca o gestor da EDP, Roberto Miranda.

Região

Nas oito cidades atendidas na região foram 114.379 lâmpadas substituídas. O maior número de trocas foi realizado em Mogi das Cruzes, com 28.918 lâmpadas, e Suzano, com 28.792 itens. As duas cidades representam juntas cerca de 50% do total substituído. Em Ferraz de Vasconcelos, foram 18.166 lâmpadas; Itaquaquecetuba - 11.770; Poá - 10.128; Biritiba Mirim - 9.254; Salesópolis - 4.038, e Guararema - 3.313.

Como funciona

Cada cliente residencial da EDP tem direito a trocar até seis lâmpadas antigas, entre os tipos incandescente, fluorescente compacta ou halógena. Caso o cliente comprove possuir a conta de luz em seu e-mail, aceite fazer o cadastro ou ainda concorde em aderir ao pagamento da conta via PIX, mais uma lâmpada LED é oferecida de bônus para cada ação, totalizando oito lâmpadas.

As lâmpadas LED oferecem uma combinação de economia de energia, longa vida útil, maior visibilidade e baixo impacto ambiental, tornando-as uma escolha cada vez mais adotada e recomendada para iluminação pública, residencial, comercial e industrial. A iluminação das residências, dependendo do hábito de consumo familiar, pode representar cerca de 15% do consumo total de energia.

Para garantir o benefício, o cliente deve ir até endereço do posto de troca, munido do documento pessoal (com foto) e fatura de energia elétrica (conta de luz) para substituição das lâmpadas. É preciso estar com as contas em dia e ser cliente residencial (classificação). A iniciativa da EDP faz parte do programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Cidades

A tenda do projeto da EDP atualmente está em Guarulhos, e depois seguirá para Caraguatatuba, com início no dia 12 de março, onde será encerrada a sexta edição  do projeto.