O Grupo Saint-Gobain apresentou na manhã de ontem (13) seu projeto de expansão em Mogi das Cruzes com a implantação de uma nova unidade fabril da Placo, que recebeu investimento total de R$ 300 milhões. Com a ampliação de sua atuação na cidade, a líder global em construção leve e sustentável gerou 200 novos empregos diretos e indiretos. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Em evento realizado nesta quarta-feira (13), com a presença do prefeito Caio Cunha (Podemos), o grupo apresentou sua atuação no Brasil e destacou a nova linha produtiva da marca que representa a expansão da construção a seco no Brasil. “Estamos presentes em 75 países com mais de mil fábricas, entre elas a de Mogi. As unidades do Brasil representam quase 5% do faturamento mundial, sendo muito representativas para o Grupo, que está entre as 100 empresas mais inovadoras do mundo nos últimos três anos”, detalhou Renato Holzheim, diretor geral na Saint-Gobain de Produtos para Construção. 

Segundo ele, na nova área adquirida em Mogi com a ajuda da Prefeitura, que atuou na indicação e negociação do espaço, foram instaladas novas docas, bem como um pátio para caminhões e outros serviços. “Este projeto começou para nós em 2021, mas sofremos alguma demora por conta da situação do mercado brasileiro, que estava bastante fraco nos últimos dois anos. Tivemos que nos ajustar um pouco para alinhar o projeto com a evolução desse mercado e, ao sentirmos essa retomada, aceleramos os trabalhos. A nova linha está funcionando de fato desde novembro. Hoje foi a inauguração oficial. Trouxemos essa capacidade adicional que o mercado estava pedindo no momento adequado”, completou  Javier Gimeno, CEO da empresa na América Latina. 

Para o prefeito de Mogi, a expansão da Placo representa desenvolvimento e geração de emprego para Mogi. "Ficamos muito felizes por esse crescimento da  Saint-Gobain, que investe na nossa cidade há mais de 20 anos. Fizemos uma grande articulação, articulando, inclusive, no setor imobiliário para que a empresa investisse em Mogi e não e outra cidade. O resultado disso mostra que estamos no caminho certo", pontuou. 

Futuro

A expectativa do  Saint-Gobain é que esse modelo construtivo sustentável apresentado no evento a partir de placas de gesso ganhe força no Brasil, assim como já acontece fora do país. Dessa forma, a expansão do Grupo em Mogi será constante nos próximos anos. "Tudo vai depender do mercado, porque o potencial de crescimento é grande. A média nacional de utilização desse tipo de produto é de 0,7 metros quadrados por cabeça/ano. Na China a média é 2,5 e nos Estados Unidos 10. Se alcançarmos isso, podemos multiplicar nossa produção no Brasil por quatro", detalhou Gimeno, que ressaltou ainda os benefícios da construção leve, como maior eficiência energética, maior produtividade e ainda redução de emissão de carbono no meio ambiente.


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98