Dando continuidade à intensificação das ações de combate à dengue no município, na próxima quarta e quinta-feira (27 e 28), a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Saúde, fará visitas domiciliares com agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde. Eles irão às residências em busca de possíveis criadouros do mosquito. O primeiro bairro a receber o mutirão será a Vila São Pedro.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

A ação também contará com o apoio da Secretaria de Serviços Municipais, que atuará com o Cata-treco recolhendo inservíveis. Na Vila São Pedro, móveis velhos e inservíveis em geral devem ser colocados nas calçadas pela manhã para facilitar a recolha, já que a equipe do “Mutirão Xô Dengue” não entrará nas residências.

Haverá ainda orientações a respeito da prevenção contra o Aedes aegypti, sobre os sinais e sintomas da dengue e também sobre como agir em caso de suspeita da doença. A equipe de Zoonose fará um trabalho de conscientização sobre a Leptospirose. Essas ações são realizadas constantemente, mas devido ao aumento dos casos, a iniciativa foi intensificada.

A secretária de Saúde, Dra. Helena Inácio, ressalta que os agentes estarão identificados com uniforme e crachá e é de extrema importância que seja permitida a entrada da equipe nas casas: “O objetivo principal das visitas é eliminar focos do mosquito. Neste momento, não haverá aplicação de multas. Não há motivos para impedir o ingresso de nossos agentes e contamos com a colaboração de todos”.

Sintomas

O prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, alerta à população para ficar atenta aos sinais e sintomas da dengue, que geralmente se manifesta por meio de febre, dor no corpo, fraqueza extrema e cansaço, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. Manchas na pele e sangramentos de gengiva, nariz ou aumento do fluxo menstrual também podem ser sinais da doença.

Dr. Carlos Chinchilla lembra que todas as unidades de saúde estão prontas para receber casos de dengue (suspeitos ou confirmados) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) só deverá ser procurada em caso de agravo nos quadros clínicos: “Em caso de suspeita de dengue, não se automed