Mogi das Cruzes registrou sua primeira morte por dengue em 2024. A cidade, que decretou estado de emergência na semana passada em função da alta de casos da doença, é a segunda da região a contabilizar óbitos, já que em Suzano duas pessoas morreram pela infecção neste ano. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


De acordo com a prefeitura, a vítima era um homem de 92 anos, com comorbidades. Em nota, a administração municipal explicou que ele estava internado em hospital particular e faleceu no dia 3 de março. “No entanto, a instituição de saúde não fez a notificação compulsória do caso e a Vigilância Epidemiológica tomou conhecimento somente ontem (21/3) durante verificação da certidão de óbito. 

No dia 15 de março, o Executivo publicou decreto de emergência e alerta epidemiológico no município em razão da epidemia de dengue, indicando medidas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti e o avanço da doença. Mais de 1.100 casos de dengue já foram registrados na cidade e outros 3.385 exames aguardam resultados. 

De acordo com o Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, o Aedes aegypti está presente em todo o território mogiano e o avanço dos casos varia, a cada semana, em diversos bairros. “Em resumo, as ações de prevenção e conscientização devem ser executadas em toda a cidade e por todo cidadão. A principal orientação é cada um fiscalizar suas casas e imóveis uma vez por semana, eliminando qualquer material ou situação que possa acumular água”, explica a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha. Neste sábado (23), a Prefeitura de Mogi promove mais uma edição do Dia D de Combate à Dengue.

Região 

Em Suzano, dois homens, com idades de 68 e 58 anos, respectivamente, morreram após o diagnóstico por dengue. O primeiro caso foi registrado em fevereiro. A vítima tinha histórico de diabetes e hipertensão arterial sistêmica, e estava internada no Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT). 

Na segunda ocorrência, o paciente não apresentava comorbidades e faleceu no último dia 15 em função de complicações causadas pela dengue. 

A cidade apresenta o maior número de casos da doença na região, sendo 1.961 no total somente neste ano.


 Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98