O 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana, organizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, promoverá neste sábado (2/3) a segunda degustação pública. O evento será realizado no Parque Leon Feffer e é aberto ao público, com novas receitas concorrentes e jurados. Os pratos selecionados participarão da etapa final, marcada para o dia 16 de março. Haverá novas receitas neste sábado (2/03). Elas fazem parte dos 36 pratos doces e salgados selecionados pelo júri técnico. Os concorrentes distribuirão senhas para as pessoas presentes e todos farão a degustação dos pratos.


 📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


Os participantes previstos são os seguintes: Bruno Neris (Burger bovino com gorgonzola e cogumelos salteados), Felipe Oliveira Sicchierolli (Linguine com cogumelos mogianos na manteiga de trufa com limão, tomilho e salsa), Pâmella Ferreira Simões (Cappelleti a Mogi Terra do Caqui), Vinicius Antonio Zanetto Garcia (Lasanha de cogumelos), Shenia Lamas de Carvalho Prado (Caponata de cogumelos defumados), Edison Rockfeller da Costa (Tapioca roll com recheio cremoso base de shimeji branco e pupunha e requeijão), Angélica Hormund da Costa (Pão vegano recheado com shimeji e ora-pro-nobis) Claudete Conceição da Costa Santos (Patê de sardinha com ora-pro-nobis), Elvis de Lima Xavier (Pudim de nêspera) e Ana Moreira de Andrade Passos (Bolo de laranja com ora-pro-nobis).

Os jurados deste sábado (2/03) serão Antônio Cipullo (premiado internacionalmente, membro efetivo da Federazione Italiana Cuochi (FIC) e especializado em massas e culinária italiana), Helena Ronchi (engenheira florestal e doutora em Agronomia e Etnobotânica pela Unesp Botucatu, renomada profissional que atua com ensino, pesquisa e consultoria em plantas alimentícias nativas), André França (chef de cozinha e proprietário do Restaurante Pé de Jaca) e Fabíola Barufi (confeiteira com formação em confeitaria artística pela Carlos Bakery em 2016, vencedora de um episódio do programa ‘Que Seja Doce’ e sócia da ‘Dois Confeitaria’).

O Mistura Mogiana é realizado no espaço de eventos existente no Leon Feffer e conta com barracas onde foram expostos alimentos típicos da região, como caqui, nêspera e shimeji. Esses produtos são utilizados nas receitas preparados pelos concorrentes. 

Além deste sábado, o festival promoverá a terceira degustação pública no dia 9 de março, sempre no Parque Leon Feffer, a partir das 11 horas. Será usado o mesmo sistema para todas as degustações: distribuição de senhas para o público presente e a seleção de quatro receitas para a etapa final.

O Festival conta ainda com apresentações artísticas. O Mistura Mogiana também dará origem a um livro, que será um roteiro cultural e gastronômico de Mogi das Cruzes, trazendo informações sobre receitas feitas com produtos locais e típicos. Outro objetivo é estimular que as receitas sejam incorporadas entre bares e restaurantes da cidade – premiando um cardápio que reconhece os talentos locais.

A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Proteção Animal, Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Governo, por meio da Coordenadoria de Turismo.

A organização do festival lamenta o falecimento do chef de cozinha Roque Thomazini, um dos principais incentivadores do Mistura Mogiana e jurado da primeira degustação pública do evento, ocorrida na segunda-feira, dia 26 de fevereiro.

Palestras

O 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana oferece ainda palestras aos interessados. Elas acontecem nas sextas-feiras que antecedem as degustações públicas e são realizadas no Auditório da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 550), com limite de 30 vagas por palestra.