Pais de alunos de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, não estão conseguindo mandar seus filhos para a escola em função da falta de vagas no distrito para o ciclo II do Ensino Fundamental  e de transporte escolar oferecido pelo governo do Estado até Braz Cubas, para onde foram transferidos alguns estudantes. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


De acordo com relatos de moradores do bairro, muitos alunos que estudavam na Escola Municipal Dr. Álvaro de Campos Carneiro até o final de 2023 e ingressaram no 6º ano do Ensino Fundamental em 2024 não conseguiram vaga na Escola Estadual Profª Vania Aparecida Cassará, localizada no próprio distrito, sendo transferidos para a Escola Claudio Abrahão, em Braz Cubas. 

“Minha filha foi transferida e não sei o que fazer, porque não tenho como levá-la até lá todo dia e até o momento não foi disponibilizado transporte escolar. Ela não tem ido na escola todos os dias porque não consigo ir até Braz Cubas”, detalhou Claudia Gonçalves dos Santos, que reivindica também a ampliação do serviço de transporte. 

Segundo ela, a informação passada na escola Claudio Abrahão é que o primeiro ônibus que atende os estudantes de Jundiapeba está com todas as vagas preenchidas e que por isso seria necessário aguardar um segundo veículo. “A previsão seria início de março, mas até agora não sabemos ao certo como será. Tentei transferir minha filha para a escola Vânia, mas não consegui, fui informada que as vagas são sorteadas, porque não tem para todo mundo”, concluiu. 

Questionada, a Secretaria de Estado da Educação esclareceu, em nota, que "todos os alunos que necessitam têm vaga na rede pública de ensino, sendo sempre encaminhados para escolas próximas que possam atender a demanda. Para os que moram a mais de 2 quilômetros, o governo estadual oferece transporte gratuito" . E sobre o serviço e o caso da aluna de Jundiapeba, a pasta adiantou que a Diretoria de Ensino de Mogi está realizando a contratação emergencial de transporte para atender os estudantes, que deve ser iniciado na próxima semana. "Os alunos ainda não contemplados terão as aulas perdidas repostas", acrescentou. 

Câmara

Nesta semana a falta de vagas em outra escola também gerou reclamações. Uma moção de apelo ao Governo do Estado foi aprovada pela Câmara de Mogi solicitando que seja aberta mais uma sala de aula na Escola Estadual Professora Irene Caporali Souza, situada no Conjunto Nova Bertioga. De acordo com o autor do documento, o vereador Pedro Komura (PSDB), o número de alunos do bairro é maior que a quantidade de vagas ofertadas. 

“A ausência de vagas prejudica os alunos que querem dar continuidade aos seus estudos na instituição escolar. Precisamos garantir condições adequadas de aprendizado para nossos jovens. Muitos alunos não estão conseguindo fazer a matrícula, e a Diretoria Regional de Ensino não vem respondendo aos pais. Os índices de aprovação dessa escola são excelentes, mas muitos alunos estão ficando de fora pela falta de vagas”, afirmou. 


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98