As reclamações em relação as mudanças na Linha 11 - Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que afetam principalmente os passageiros de Mogi das Cruzes, que estão sendo obrigados a fazer baldeação em Suzano, já chegaram no gabinete dos deputados da região - André do Prado (PL) e Marcos Damásio (PL). Eles, inclusive, afirmam que irão cobrar esclarecimentos sobre as alterações e melhorias no atendimento dos usuários mogianos. 

 📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

No mês passado, o Mogi News/Dat detalhou a nova estratégia operacional da CPTM, que alega ter adotado tal medida para minimizar os impactos nos trechos de maior movimentação, já que a linha transporta em média 520.600 passageiros por dia útil, sendo que 475.828 destes circulam entre Luz e Suzano, ou seja, 91,4% da demanda da linha. 

“A CPTM adotou nova estratégia para a Linha 11-Coral nos horários de pico da manhã e tarde. As viagens entre Luz e Guaianases (loop interno) e Luz e Estudantes estão mantidas, mas a companhia está realizando viagens entre as estações Luz e Suzano, com o objetivo de melhorias nas manobras operacionais, propiciando mais fluidez na circulação no trecho de maior movimento, entre Luz e Suzano”, explicou, em nota. 

Para Damásio, que afirmou ter recebido diversas reclamações e denúncias sobre as mudanças, a insatisfação é legítima, “uma vez que as alterações impostas pela CPTM de forma completamente arbitrária, têm afetado diretamente a vida dos usuários que dependem diariamente do transporte coletivo para se deslocarem ao trabalho". 

Segundo ele, é preciso considerar que, além dos trens, muitos trabalhadores ainda dependem do transporte público municipal (ônibus) para chegarem ao seu destino final, em suas casas. “Vou protocolar, junto a CPTM, um pedido de informações que esclareçam tais mudanças, que vêm prejudicando  diretamente a vida dos trabalhadores que residem na região”. 

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Ales), André do Prado também garantiu que irá interceder por Mogi. "Vou atuar junto à Secretaria de Transportes Metropolitanos para discutir essa questão e apresentar as demandas da população mogiana". Ele também destacou que na última reunião com o secretário da pasta, Marco Antonio Assalve, solicitou a elaboração de projetos para a reforma das estações de trem Mogi, Estudantes, Braz Cubas e Jundiapeba, além da extensão da Linha 11-Coral da CPTM até César de Souza, pleitos antigos do município. 

"Essas obras são um sonho antigo da população e vou batalhar para que elas sejam uma realidade. Também são fundamentais para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da nossa gente", acrescentou.

Prefeitura 

A Prefeitura de Mogi, por sua vez, informou que, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, mantém contato permanente com a CPTM e já encaminhou à companhia ofício cobrando o retorno do atendimento normal dos trens da Linha 11 - Coral a Mogi, com o término dos trabalhos na Linha 12. 

“Nesta quarta-feira (28/02), a solicitação foi reforçada pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, João Marcos Souza, buscando garantir o atendimento adequado aos mogianos, que utilizam os trens para se deslocar para o trabalho ou estudar na capital”, disse em nota. 


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98