A ONG Trupe do Riso, que promove visitas em instituições de saúde de Mogi das Cruzes, está com inscrições abertas até o dia 29 de fevereiro para novos palhaços voluntários . Após realizar a inscrição, os candidatos passarão por uma seleção e, se aprovados, poderão participar de uma capacitação que acontecerá semanalmente, às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, com início a partir do dia 06 de março.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Para se inscrever, basta acessar o link disponível no Instagram da ONG (@trupedorisobr). O treinamento terá o custo de R$ 40 mensais para ajudar com as despesas do espaço e terá duração de quatro meses, nos quais o voluntário irá aprender improvisação, números circenses, músicas, números de mágica, além de orientações sobre como desenvolver figurino, maquiagem e até mesmo encontrar o próprio nome de palhaço. 

De acordo com o co-fundador e coordenador geral, Claudio José Rodrigues Neto, durante o treinamento o desenvolvimento vai muito além de aprender as técnicas das apresentações. “A gente vai ajudar o voluntário a descobrir o seu próprio palhaço. Não exigimos que o voluntário seja o ‘engraçadão da turma’, um palhaço nato. Ajudamos cada pessoa a encontrar aquilo que tem de engraçado, porque todo mundo tem algo de engraçado que geralmente esconde”, comentou. Após os meses de capacitação, os novos palhaços passam a participar das visitas acompanhados de um voluntário experiente. 

Segundo Cláudio, a Trupe do Riso atua na cidade desde 2013 e, como instituição formal, desde 2018. Atualmente a ONG atua no Vagalume Saúde Infantil, Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti e no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. A ONG conta com uma equipe de voluntários na frente artística e também na área administrativa. 

A trupe também tem um bazar que funciona de segunda à sexta-feira das 13h30 às 18h, e todo 1° sábado do mês, na sede da ONG, localizada na rua Isidoro Boucalt, n° 99, em Brás Cubas. O dinheiro das vendas é utilizado para custear as despesas do projeto. Interessados podem realizar doações de itens para venda no bazar, como roupas, calçados e móveis, ou contribuir financeiramente através da chave PIX 30.184.054/0001-15 (CNPJ); também é possível ser um doador recorrente através do link apoia.se/trupedoriso . 

O coordenador falou ainda sobre a importância do voluntariado. “Grande parte da população passa a vida esperando encontrar o grande político salvador, mas eu tenho a visão que nós, enquanto sociedade, que temos o poder de transformar o mundo. Quando alguém decide ser voluntário e abrir mão de fazer algo da própria vida em prol do outro, isso transforma não só a vida daquele que está recebendo, mas daquele que está fazendo muito mais”, disse. 

*Texto supervisionado pelo editor