As cidades da região foram bastante afetadas pelo temporal e ventania registrados na última quarta-feira (31). Pelo menos 15 árvores caíram e dois deslizamentos de terra foram registrados. Poá, Suzano, Itaquaquecetuba, Arujá e Ferraz de Vasconcelos ficaram por mais de 6 horas sem energia em função de problemas na rede de distribuição causados pelas chuvas, que atingiram mais de 50mm no Alto Tietê.

Em Ferraz, segundo a Defesa Civil houve duas quedas de árvores, sendo uma delas na rua Vitória Benatti, no Jardim São João, e outra na sede da APAE, na rua das Margaridas, na Vila Margarida. Foi registrado ainda um deslizamento de terra na rua Nove de Julho que atingiu três residências com total de sete pessoas, mas nenhuma ficou ferida. As casas foram interditadas e a prefeitura acionou a Assistência Social para apoio em abrigo e demais providências; e a Secretaria de Favelas, para avaliação de um possível aluguel social.

 Na cidade a média de chuva foi de 50 mm, volume pouco abaixo do registrado em Suzano.  De acordo com a Defesa Civil do município, o volume de chuvas da última quarta-feira (31/01) chegou a 55 milímetros, em especial na região central da cidade. 

O setor atendeu a chamados sobre queda de oito árvores em vias públicas (Vila Amorim, Jardim Europa, Jardim São José, Chácara Sete Cruzes, Jardim Monte Cristo e Recreio Sertãozinho) e também de queda de muro em um condomínio residencial no Jardim Caxangá.

Nesta última ocorrência, o local foi isolado e agentes do Departamento de Fiscalização de Posturas farão a devida notificação para procedimento de demolição e reconstrução da estrutura.

Itaquá

Em Itaquá foram atendidas três ocorrências envolvendo árvores, uma de queda de muro, outra de deslizamento de terra e dois casos de enchente com uma residência, sem vítimas e sem desalojados ou desabrigados. Os atendimentos foram nos bairros Pinheirinho, Louzada, Marengo, Recanto Mônica, e Jardim Napoli.
 
Mogi

A Defesa Civil de Mogi das Cruzes, por sua vez, destacou que a chuva de quarta-feira aconteceu em volume muito acima do previsto. “A previsão para o dia era de uma precipitação de 19 milímetros, mas a cidade registrou um volume bem maior, como em Jundiapeba (26 mm), Botujuru (50 mm) e em Sabaúna (41 mm). A chuva foi concentrada em um período de cerca de 2 horas”, detalhou em nota.

Em Poá. a região central, especialmente o avenida Nove de Julho, registrou alagamentos. A região central foi bastante afetada pela ventania, inclusive com acidentes envolvendo quedas de telhas e placas de metal, comprometendo o fornecimento de energia.