Mais de 500 profissionais, que atuam nas cozinhas das escolas municipais e creches subvencionadas da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, participaram da primeira capacitação deste ano, organizada pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE). Os encontros começaram na última quarta-feira (31/01) e terminaram nesta sexta-feira (02/02) na Associação de Servidores Municipais de Mogi das Cruzes, em Cezar de Souza.

Os profissionais foram divididos em grupos durante os três dias de formação.  A formação acontece antes do retorno das aulas, que será na segunda-feira (05/02). “A alimentação escolar é um dos destaques da rede municipal. Este é um momento de troca de experiências e atualização para recebermos nossos alunos no início das aulas”, disse a secretária de Educação, Marilu Beranger.

As unidades escolares oferecem uma média de 170 mil refeições diárias aos mais de 47 mil alunos da rede municipal. No ano passado, o município superou mais uma vez o percentual de investimento na agricultura familiar, chegando a 69%.

Os profissionais participaram da palestra “A diversidade de personalidades no ambiente de trabalho: do conflito à criatividade” com o professor José Henrique Porto, educador especializado em Inovação Pedagógica e que faz parte da equipe da Escola de Governo e Gestão, da Secretaria de Gestão Pública.

Antes da formação, os profissionais fizeram um teste de personalidade por meio de um aplicativo. “Conversamos a partir da psicologia analítica e a partir de padrões, trazidos pela Ciência. É importante conhecer sua personalidade para se autoconhecer e entender o outro”, disse o palestrante. Na sexta-feira (02/02), a palestra foi ministrada por Pedro Ivo de Campos Moraes, coordenador da Escola de Governo e Gestão.

A capacitação possibilita a revisão de processos do dia a dia das cozinhas, além de acolher os profissionais no início do ano letivo. “É um momento de rever e atualizar os processos, mas também de acolher e proporcionar uma atividade diferenciada de cuidado a todos os nossos profissionais que se dedicam todos os dias a oferecer uma alimentação de qualidade aos nossos alunos”, disse o diretor do DAE, Caio Lage.

Neste ano, o DAE dará continuidade ao Programa de Indicadores de Saúde na Escola (PISE), que tem como objetivo identificar casos de sobrepeso e baixo peso por meio do IMC e os Jogos da Alimentação Saudável. “Estamos com uma equipe de estagiárias de Nutrição, que irá agregar ao nosso trabalho com o PISE e nossas supervisoras irão fazer um trabalho de acompanhamento contra o desperdício”, disse Bruna Mariana Braga, nutricionista responsável do departamento.]