O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano atuou em quatro ocorrências nas últimas segunda e quarta-feira (19 e 21) que resultaram no resgate de 16 pássaros silvestres de diferentes espécies, na interrupção de desmatamento ilegal e no salvamento de um cão que havia caído em um bueiro. O último atendimento contou com apoio da Polícia Militar e da Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo).

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

O resgate das aves ocorreu na segunda-feira, por volta das 18 horas, durante ronda, quando a equipe observou diversas gaiolas em uma residência situada na rua dos Jasmins, no bairro Parque Santa Rosa. Na casa, foram encontradas 15 espécies silvestres como canário-da-terra, pintagol, picharro, coleirinho, bicudo, pixoxó e tico-tico, todos em cativeiro, além de 12 gaiolas adicionais. A ação resultou no encaminhamento do responsável à Delegacia de Polícia Central e a entrega dos animais ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras) do Parque Ecológico do Tietê.

No mesmo dia, os agentes circulavam pela avenida Antônio Marquês Figueira, na região da Vila Figueira, e avistaram uma gaiola com um coleirinho em um estabelecimento comercial. Ao questionarem o proprietário, ele informou que o pássaro havia aparecido e optou por entregar a ave, que foi posteriormente encaminhada ao Cetras.

Mais cedo, pouco depois das 15 horas, na estrada Keida Harada, localizada na Quinta Divisão, o GPA flagrou algumas árvores cortadas em um terreno. No local, um homem foi localizado e se apresentou como caseiro do espaço, mas informou não possuir documentação para efetuar os cortes. Diante dessa situação, o espaço foi embargado e o proprietário orientado a comparecer à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para regularizar a situação.

Por fim, na quarta-feira (21), no período da tarde, a equipe foi acionada para realizar o resgate de um cão que havia caído em um bueiro da Praça dos Expedicionários, na Vila Costa. O salvamento contou com o apoio da Polícia Militar e da Romo. O animal foi resgatado e não aparentava ter ferimentos, mas, assustado, acabou fugindo.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, parabenizou a equipe pelo resgate dos animais e pela atuação envolvendo os cortes ilegais. “Os GCMs agiram rapidamente ao localizar as aves, salvar o cachorro e impedir a supressão das árvores. Essas ações refletem o compromisso dos agentes em proteger a vida e manter a integridade ambiental de nossa cidade”, enfatizou o chefe da pasta.