O fortalecimento das ações de combate à dengue na área do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+) ganhou o reforço da Defesa Civil do Estado com o lançamento da Semana D contra a dengue. A ação iniciada na manhã desta sexta-feira (16), em Mogi das Cruzes, foi replicada de forma simultânea nos municípios consorciados. A partir da próxima semana as cidades vão traçar o cronograma de atuação junto a Defesa Civil do Estado.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


O start da Semana D de combate à dengue, realizada na área do Pró-Hiper, no Mogilar, teve a presença de integrantes da Defesa Civil do Estado, das Defesas Civis Municipais, representantes dos municípios e agentes da Vigilância Epidemiológica de Mogi das Cruzes.


A força-tarefa contou com distribuição de panfletos para a população sobre os cuidados com o Aedes aegypti, vistorias e visitas em residências e locais públicos, além da eliminação de criadouros do mosquito e a aplicação de inseticida. A Defesa Civil do Estado também utilizou drones para o monitoramento e fiscalização dos possíveis focos do inseto em Mogi das Cruzes.

O presidente do CONDEMAT+, Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis, reforçou a importância da sinergia entre o Governo do Estado e os municípios para o combate à dengue. "Além das ações realizadas hoje, pedimos o apoio da Defesa Civil do Estado para promover forças-tarefas nas cidades da região. A partir da próxima semana, os municípios estabelecerão os cronogramas para essas atuações conjuntas", destacou. No próximo dia 23, Guararema deve receber a força-tarefa.


O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, ressaltou que as equipes têm promovido um grande trabalho preventivo. "Está sendo feito o trabalho casa a casa, pois sabemos que 75% dos focos de dengue estão dentro das residências", apontou.

Vacinas

 A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) enviou 79,4 mil doses de vacina contra a dengue ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Mogi das Cruzes, na última quinta-feira (15) para que sejam distribuídas aos 11 municípios do Alto Tietê, previamente definidos pelo Ministério da Saúde.

A diretriz do Programa Nacional de Imunizações, definida pelo órgão federal, diante do número limitado de doses, orienta que a vacinação seja iniciada em crianças com idades entre 10 e 11 anos, nos 11 municípios do Alto Tietê, sendo 34.270 doses para Guarulhos; 8.409 para Suzano; 800 para Guararema; 10.960 para Itaquaquecetuba; 4.994 para Ferraz de Vasconcelos; 12.143 para Mogi das Cruzes; 2.834 para Poá; 2.343 para Arujá; 1.423 para Santa Isabel; 821 para Biritiba-Mirim e 419 para Salesópolis.

Em alinhamento com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems), os municípios selecionados também receberão capacitação sobre a estratégia de vacinação, ministrada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, nesta sexta-feira (16), às 11h. A aplicação da vacina seguirá calendário e estratégia dos próprios municípios.