Apesar do grande movimento no comércio no fim de ano, os resultados ficaram abaixo da expectativa dos comerciantes. De acordo com um levantamento preliminar da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), as vendas de Natal na cidade apresentaram uma alta de 8% em 2023 em relação ao ano anterior, diante de um crescimento esperado de até 12%. Já uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mogi junto ao Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio), aponta que as vendas na região caíram aproximadamente 1,6%. 


📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


Apesar do crescimento de 8% abaixo da expectativa inicial, que contava com uma alta entre 10% e 12%, a ACMC considera a alta positiva para a economia da cidade. A expectativa da Associação Comercial se volta agora para o tradicional período de liquidações no início do ano, que deve trazer resultados positivos para o comércio local.

Já a pesquisa da CDL aponta queda nas vendas no período do Natal na região, em torno de 1,6% em 2023, em comparação ao mesmo período de 2022. Foram entrevistados cerca de 90 comerciantes do Alto Tietê, e entre eles, apenas 10% informaram que as vendas ultrapassaram as de 2022, 30% relataram que as vendas foram iguais e 60% disseram que ocorreu queda no comparativo. 

A maior redução, segundo o levantamento, foi registrada nos setores vestuários, calçados e brinquedos. Os comerciantes acreditam que isso se deve aos elevados preços e juros, além do fato de que o dia 24 foi em um domingo, já que o final de semana de 22 a 24 de dezembro teve uma queda de 4,5% em comparação a mesma data de 2022.

"Apesar do grande movimento nas ruas e shoppings da região, o ticket médio das vendas foi abaixo de 2022, como já havíamos previsto. Os dados oficiais não foram ainda divulgados, lembrando que os entrevistados são contribuintes do Sincomercio da Região do Alto Tietê e da CDL de Mogi das Cruzes", comentou o presidente do Sincomércio, Valterli Martinez. 

Expectativa para 2024

Apesar da preocupação dos comerciantes de que o endividamento das famílias da região possa afetar as vendas em 2024, as expectativas das entidades representativas do comércio de Mogi e região para este ano são positivas. Segundo a ACMC e o Sincomércio, além das liquidações do começo de ano o comércio conta, por exemplo, com as trocas de presentes que podem alavancar as vendas até a primeira quinzena de janeiro.


*Texto supervisionado pelo editor
Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98