Ativistas e artistas circenses de Mogi das Cruzes se unirão em uma bicicletada na noite desta sexta-feira (12) homenagear a artista venezuelana Julieta Hernández, de 38 anos. Conhecida como "Palhaça Jujuba", ela viajava pelo Brasil e foi brutalmente assassinada em dezembro do ano passado no município de Presidente Figueiredo (AM) enquanto pedalava de volta ao seu país para passar as festas de final de ano com seus familiares. Ela ficou desaparecida por 14 dias até seu corpo ser encontrado no dia 5 de janeiro. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

O ponto de encontro para a bicicletada será no Largo Bom Jesus, no centro de Mogi das Cruzes, às 19h30. A mobilização, com duração de aproximadamente uma hora, segundo os organizadores, busca honrar a memória da artista venezuelana. Além disso, a iniciativa vai protestar contra a barbárie, o feminicídio, a violência e o extermínio de mulheres. O evento será aberto para todo o público e contará com a ajuda de Guardas Civis Municipais para auxilar no trânsito. Haverá outras mobilizações pelo país. 

Julieta estava no Brasil há 8 anos e fazia parte grupo do "Pé Vermêi", que conta com artistas e cicloviajantes que pedalam pelo país. Claudio Neto, coordenador da Trupe do Riso, ONG que leva a figura do palhaço a ambientes hospitalares e instituições de Mogi das Cruzes, destaca a importância da mobilização. "Nosso objetivo é chamar a atenção para essa causa. O que aconteceu foi uma brutalidade, um feminicídio. Além disso, queremos destacar a nossa arte. Julieta era uma palhaça, assim como eu, dedicada a produzir sua arte de forma independente, viajando por cidades do Brasil e levando alegria a quem mais precisava", disse.  

Claudio Neto também ressalta a urgência de abordar casos de feminicídio. "Como homem, sinto-me na obrigação de discutir isso com outros jovens. Acredito que utilizar essa causa e este momento é muito apropriado. Sou pai de duas adolescentes e como vou enfrentar a realidade de minhas filhas em um mundo tão violento? Minha filha mais velha é artista, e eu a vejo no futuro produzindo sua própria arte, assim como Julieta", concluiu.


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98