A atuação da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes em 2023 conseguiu superar a de 2022, com aumento de 20% nas ocorrências atendidas e indivíduos abordados, além de 100% de alta nos atendimentos pela Patrulha Maria da Penha. Os dados do balanço das atividades da corporação no ano passado foram informados pela Secretaria de Segurança, que garantiu o reforço de mais 80 agentes nas ruas até junho.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


De acordo com a pasta, em 2022 foram atendidas 939 ocorrências, que saltaram para 1.133 em 2023, resultando em uma alta de 20,7%. Já as abordagens a indivíduos cresceram de 1.407 para 1.693 (20,3%), sendo uma média de quatro por dia ao longo do ano passado.
 
As ocorrências atendidas pela Patrulha Maria da Penha, por sua vez, dobraram, passando de 90 para 181. Para o secretário adjunto de Segurança, Augusto César Barbosa, o bom desempenho se deve a crescente divulgação do programa, a conscientização das mulheres sobre a necessidade de denunciar seus agressores e ainda a utilização de outras viaturas, além das duas destinadas para esse trabalho.  “A soma desses fatores fez com que nós tivéssemos esse bom resultado, que é uma vitória também para a população, que precisa desse reforço na proteção das mulheres”, justificou.
 
Os casos de flagrante se mantiveram estáveis, passando de 136 para 135, enquanto as prisões efetuadas pela Guarda aumentaram 28,6%, saindo de 42 para 54 pessoas detidas. Os crimes ambientais, por sua vez, também registraram alta (22,9%), com 83 ocorrências em 2022 contra 102 no ano passado.
 
“A Guarda tem se preparado cada vez mais para atuar na rua, seja com treinamento, equipamentos e novas viaturas. Os tótens de segurança, que facilitam a denúncia por parte da população, as câmeras, bem como toda a tecnologia que Mogi tem adotado na área de segurança tem feito com que o município se torne mais seguro de fato e os GCMs tenham condições de trabalhar de forma cada vez mais eficiente”, acrescentou o secretário adjunto. 


Reforço
Segundo Barbosa, até junho serão mais 80 agentes, que se juntarão aos 250 que já atuam, para a reforçar a corporação. O grupo passou por todo processo de seleção, faltando apenas o curso de capacitação, que será iniciado nos próximos dias. “Em quatro meses eles estarão formados e nossa Guarda terá o maior efetivo da história”, finalizou.


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98