A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que em 2024 a conta de luz em diversos estados do país terá um aumento médio de 5,6% acima da inflação, que este ano foi projetada por especialistas em 3,87%. Na região, o reajuste não ocorre no início do ano. O processo de cálculo do reajuste tarifário, segundo a EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, é realizado no mês de outubro. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


De acordo com o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa em entrevista à CNN, na última segunda-feira (22), o aumento previsto para 2023 era de 6,8%, porém a alta foi de 5,9% acima da inflação do período, que de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 4,62%. Entre as razões para o aumento, o diretor destacou a expansão de rede elétrica, que demanda investimento em mais linhas e usinas de energia; o aumento dos encargos setoriais nos últimos anos e a devolução de créditos tributários.

De acordo com a EDP, no momento a região não terá reajuste na conta de luz. Em nota, a distribuidora informou que o processo de cálculo do reajuste tarifário para a região, realizado pela Aneel, só será finalizado e repassado a EDP no mês de outubro, quando será definido o valor da nova tarifa. No ano passado, o aumento autorizado pela agência para a empresa foi de 6,83% em média, sendo que para clientes residenciais a alta foi de 7,12%. 



*Texto supervisionado pelo editor. 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98