Sempre incentivando o empreendedorismo, fomentando o comércio e valorizando a indústria de Guararema, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, conduziu visitas com jovens em diversas empresas do município em 2023.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!
 
“Nosso principal papel é aproximar todos os setores para fins de fomento e crescimento econômico”, apresenta o vice-prefeito e gestor da Pasta, Odvane Rodrigues, que comemora a parceria com vários segmentos.
 
Pelo Programa Jovem em Foco, por exemplo, jovens em capacitação pessoal e profissional visitaram a Brazilglass e a Steck, indústrias que trabalham com vidro e materiais elétricos e estão situadas no Lambari e no Parque Agrinco, respectivamente.

O Jovem em Foco na Indústria, aliás, teve um segmento desempenhado especificamente dentro da fábrica da Brazilglass, a maior beneficiadora de vidros planos do Brasil, com oito encontros de estudantes do Ensino Médio de escolas estaduais e particulares, atendendo cerca de 200 alunos.
 
Já pelo Programa Energiza Mulher, as formandas em elétrica visitaram a Steck, que é líder no fornecimento de materiais elétricos para uso residencial, comercial e industrial, e os alunos do Curso Técnico de Administração da Classe Descentralizada da Etec Santa Isabel, que opera na “Escola Profissionalizante Prefeito Sebastião Alvino Souza”, no Nogueira, visitaram a Toder Verpackung Embalagens, no bairro Lambari.
 
Além disso, um dos destaques do ano é o Programa ‘Descobrindo a Fábrica’, que estreou em 2023 e em parceria com a Secretaria de Educação levou aproximadamente 350 alunos da Rede Municipal de Ensino a ampliar os conhecimentos sobre a produção de itens utilizados no dia a dia a partir de aulas-passeio em indústrias do município.
 
Participaram desta iniciativa, realizada entre 28 de novembro e 14 de dezembro, todas as crianças dos 5º anos das escolas “José Donizete de Paiva”, do bairro Chácaras Guanabara; “Dom Alberto Johnnes Steeger”, do Jardim Dulce; “João Baptista Jungers”, de Luís Carlos; “Keisaburo Honda”, do bairro Cerejeira; “Sylvio Luciano de Campos”, da Freguesia da Escada; “Paulo Ismael dos Santos Sobrinho”, do Paratei; “Presidente Getúlio Vargas”, do Centro, “Célia Leonor Lopes Lunardini”, do Itapema, “Eunice Leonor Lopes Prado”, do bairro D’Ajuda;, “Professor Dr. Domingos Lerário”, do Maracatu; e “José Benedito dos Santos”, da área central.
 
Sempre em endereços próximos às escolas, kit lanche e com a presença de professores e monitores e consentimento dos pais e/ou responsáveis, as visitas foram realizadas em locais selecionados estrategicamente por oferecerem segurança para receber o público.
 
As turmas visitaram as fábricas da Vinilak, que trabalha com tintas especiais; J. Pádua, que produz impressos personalizados; metalúrgica Reisam, que fica no bairro Lambari e trabalha com a extrusão de alumínio e produção de itens como escadas domésticas e profissionais; Refri-Leste, no bairro Cerejeira, que atua no ramo de fabricação de portas e painéis frigoríficos; Marka Textil, que confecciona cortinas e tecidos diversos, e muitas outras.
 
Também receberam alunos a Kraft Paper, da área de celulose, papel e produtos derivados; Autopoli, de LED e acessórios automotivos, no Lambari; e o terminal terrestre da Transpetro, na Estrada da Lagoa Nova, onde há tanques com capacidade de milhares de litros e a função de abastecer as refinarias de Paulínia (Replan), São José dos Campos (Revap), Campinas (Revap), Mauá (Recap) e o Aeroporto de Guarulhos com querosene de aviação, sendo responsável por 1/3 de armazenamento de todo combustível do país.
 
O objetivo do ‘Descobrindo a Fábrica’ é instigar a curiosidade das crianças e gerar debates que serão levados à sala de aula pelos professores, já que visitar empresas de Guararema vai de encontro a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (Onu) para a Agenda 2030 (número 9, relacionado a “Indústria, Inovação e Infraestrutura”).
 
“Ao levar os alunos para fazer um tour guiado como este, estamos estimulando a criatividade deles e incentivar a curiosidade sobre o processo industrial. Além disso, mostramos como funciona o mercado de trabalho e despertamos o sentimento de pertencimento à comunidade, já que todos os locais e profissionais envolvidos são de Guararema”, explica o vice-prefeito e secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Odvane Rodrigues.