A Coordenadoria Municipal do Idoso concluiu, na última quarta-feira (20), os ciclos de encontros do projeto de formação em gerontologia para cerca de 50 profissionais de Mogi das Cruzes que atuam no atendimento à pessoa idosa. Ao total, foram realizados três encontros. 

O curso foi destinado aos profissionais da rede socioassistencial e que atuam nas áreas da Saúde, Esporte, além de membros do Conselho Municipal do Idoso e teve como foco a atualização e formação desses trabalhadores.

O tema do terceiro encontro foi o fortalecimento da rede de defesa e proteção da pessoa idosa. Nos encontros anteriores, foram debatidos os desafios e oportunidades no âmbito da velhice e do envelhecimento, e os avanços e desafios de políticas públicas para o atendimento de pessoas idosas, respectivamente.

Com as temáticas, a formação propôs revisitar conceitos da velhice, apontar atitudes e formas de atuação junto às pessoas idosas para estímulo da autonomia, independência e dignidade, sensibilizar e aprimorar o acolhimento e a "escuta" dos profissionais que atuam na área e também promover reflexões e ações sobre a política pública de Assistência Social como garantia de direitos e cobertura da proteção às pessoas idosas em situação de fragilidade e vulnerabilidade social.

A capacitação foi realizada pelo Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (Olhe), grupo multiprofissional que se propõe a contribuir com a defesa dos direitos e da melhoria das condições de vida do segmento idoso e feita em parceria com a organização social Casa de Clara, que presta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a pessoa idosa e emprestou suas dependências, na Vila Brasileira, para a formação.